Dieta para candidíase: Alimentos que combatem a infecção

11 de junho, 2021

A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida Albicans na região genital. Embora a condição possa afetar qualquer pessoa, os episódios são mais comuns em mulheres. Principalmente se o sistema imunológico estiver enfraquecido ou houver um desequilíbrio no organismo após uso de medicamentos. Mas, a boa notícia é que existem alimentos que combatem a candidíase. Ou seja, a dieta para candidíase é aliada para diminuir a infecção.

Corrimento branco, coceira e irritação local são os principais sintomas. Além disso, o fungo também pode se manifestar em outros locais do corpo, como a boca e o intestino. Mas, a melhor forma de confirmar o diagnóstico é com avaliação de um ginecologista ou urologista, no caso dos homens.

Pomadas e medicamentos orais são indicados como base do tratamento para conter a proliferação exagerada. Mas, para aliviar o incômodo e evitar que os episódios aconteçam em repetição, é preciso adaptar a dieta e restringir alguns ingredientes.

Dessa maneira, a Candida Albicans precisa de um ambiente ácido para se reproduzir. Então, o primeiro passo é descartar doces, carboidratos simples, gorduras e proteínas animais. Por outro lado, o cardápio deve focar em alimentos que ajudem a fortalecer o sistema imunológico, o PH vaginal e a flora intestinal.

Dieta para candidíase: Alimentos que combatem a infecção

Saúde do intestino

Frutas, legumes e sementes contribuem positivamente na microbiota. Já o iogurte natural, kefir e levedura de cerveja possuem bactérias boas para o consumo e ajudam no reforço da imunidade. Além disso, o uso de probióticos por suplementação oral é indicado como complemento do tratamento.

Alimentos anti-inflamatórios

O ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado, é importante para combater a inflamação: sementes (chia, linhaça, abóbora), peixes (atum, salmão, truta), cebola, alho, própolis.

Ervas antifúngicas

Os chás são grandes aliados no combate ao fungo: alecrim, orégano e tomilho.

Dieta para candidíase: Alimentos que você deve evitar para combater a infecção

Açúcar; bolo; biscoito; arroz branco; massa; pizza; embutidos; comida congelada; refrigerante; suco de caixinha e bebida alcoólica.

Leia também: Endometriose: Como a alimentação pode aliviar os sintomas

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.