Chá de agrião com mel: Para que serve e como fazer
Você provavelmente costuma comer esta folha em saladas. Mas você sabia que é possível preparar um delicioso chá de agrião com mel? Além disso, ele pode trazer alguns benefícios para a saúde. Confira:
Chá de agrião com mel: Benefícios
Por possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de agrião com mel geralmente é utilizado na prevenção de gripes e resfriados (uma vez que também reforça o sistema imunológico) e no alívio de quadros respiratórios, como tosse e dor de garganta.
Além disso, quem o utiliza para fins medicinais também jura que a bebida é capaz de:
- Fazer bem para o fígado;
- Evitar a retenção de líquidos;
- Equilibrar as taxas de ácido úrico no organismo;
- Prevenir cálculo renal;
- Amenizar os efeitos tóxicos da nicotina no organismo;
- Por fim, combater o escorbuto.
Leia também: Alimentação e saúde feminina: O que você precisa saber
Saiba mais sobre cada alimento:
Agrião
A folha verde-escura não tem quase calorias. Por outro lado, é rica em vitamina A, que melhora a visão, ajuda no crescimento, protege os dentes, contribui para a produção de colágeno e promove a renovação celular.
Ademais, outro nutriente presente em grande quantidade no vegetal é a vitamina C, que, por sua vez, potencializa a absorção de ferro pelo organismo e reforça a imunidade. Vale lembrar que os alimentos verde-escuros são excelentes fontes de ferro e cálcio.
Nos talos, também encontramos bastante iodo — importante para a produção dos hormônios fabricados pela tireoide.
Mel
O mel contém bactérias que realmente enfraquecem a capacidade dos patógenos de se multiplicar no organismo, e ainda pode fazer com que os antibióticos funcionem melhor. Outra vantagem é que o alimento é cerca de uma vez e meia mais doce que o açúcar, o que significa que você pode usar menos e ainda obter o mesmo doce gosto de açúcar regular. Ele ainda é rico em probióticos e antioxidantes que você não encontrará no açúcar.
Leia também: Maionese engorda? Características do alimento e como deixá-lo mais saudável
Contraindicações do chá de agrião com mel
A bebida é contraindicada para gestantes, já que pode agir negativamente no útero, provocando um aborto. Do mesmo modo, crianças menores de três anos não devem ingerir o chá graças ao risco de botulismo infantil. Por fim, as pessoas com diabetes precisam consultar o médico antes de incluir o líquido no cardápio.
Vale lembrar, também, que o consumo excessivo de mel está relacionado ao ganho de peso, ao diabetes e à cárie dentária. Além disso, há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar gases e inchaço.
O mais importante é observar suas porções e limitar os açúcares consumidos ao longo do dia. O indicado é que a ingestão diária de açúcar seja menor do que 10% do total de nossa dieta, cerca de 24 gramas. Uma colher de sopa de mel fornece 17 gramas de açúcar – mais da metade da recomendação diária.
Leia também: Água morna com mel (em jejum) emagrece? Para que serve?
Como fazer chá de agrião com mel
Ingredientes:
- 1/2 xíc. (chá) de talos e folhas de agrião;
- 1 col. (sopa) de mel;
- 100ml de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a água para aquecer e desligue o fogo quando ela levantar fervura. Em seguida, adicione o agrião e tampe, deixando a mistura descansar por cerca de 15 minutos. Por fim, coe, adoce com o mel e beba morno.