Receita vegana de bobó de shimeji na moranga!
Quem pensa que vegano só come frutas e salada, está muito enganado. Existem diversas opções de pratos elaborados que não levam nenhum produto de origem animal. É o caso deste delicioso bobó de shimeji na moranga, uma receita perfeita para ocasiões especiais, mas que não é nada difícil de fazer!
O preparo vai muito bem em novembro, quando é comemorado o mês mundial do veganismo. A data, que nasceu em 1994 na Inglaterra, tem como objetivo celebrar o movimento que incentiva o consumo de produtos que não tenham origem animal. Além disso, também dá maior visibilidade para as pautas defendidas pelo grupo adepto a esse estilo de vida.
De acordo com uma pesquisa de 2018 feita pelo Ibope e encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), cerca de 7 milhões de pessoas consideram-se veganas no país.
Leia também: 5 motivos para considerar o veganismo
E apesar de o número crescer a cada ano, muitos mitos ainda cercam o tema. Como a ideia de que a dieta vegana só é composta por frutas, verduras e legumes in natura, ou por receitas “sem sabor”. O que não é verdade! Este bobó de shimeji na moranga prova o contrário:
Receita de bobó de shimeji
Ingredientes:
- 1kg de abóbora moranga;
- 250g de shimeji;
- 150g de cebola;
- 20g de gengibre;
- 100g de tomate;
- 3 dentes de alho;
- Suco de 1 limão;
- 150ml de leite de coco;
- 50g de cebolinha;
- 50g de salsinha;
- 1 col (café) de sal;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, tire a tampa da abóbora e coloque-a para cozinhar em banho-maria até ficar macia e reserve. Após isso, coloque o azeite em uma panela, refogue o shimeji e reserve. Em seguida, em uma panela, coloque o azeite para aquecer e refogue o alho e o gengibre, junte a cebola e os demais ingredientes, por último o shimeji. Por fim, mexa bem, deixe cozinhar por alguns minutos, recheie a moranga e sirva. Você pode preparar um arroz como acompanhamento, por exemplo.
Receita idealizada por Divino Fogão.