5 motivos para considerar o veganismo

Alimentação Bem-estar
01 de Novembro, 2022
5 motivos para considerar o veganismo

No Brasil, estima-se que 7 milhões de pessoas sejam veganas. Tal estilo de vida defende a proteção da vida animal e, por isso, não concorda com o consumo de quaisquer produtos de origem animal ou itens que tenham sido testados neles. Hoje (1), dia mundial do movimento, veja cinco motivos para considerar o veganismo.

1. Mais sustentabilidade

Preocupações com o meio ambiente e a natureza estão intimamente ligadas aos motivos pelos quais algumas pessoas passam a considerar o veganismo. Isso porque optar por esse tipo de alimentação implica em uma economia de água. A Water Footprint estima que para a produção de 1kg de carne sejam necessários mais de 15 mil litros de água.

Além disso, a pecuária é uma das atividades que mais emite gases do efeito estufa na atmosfera. Um relatório de 2020 ainda mostra que quase 70% da área desmatada da Amazônia é usada como pasto, e boa parte da porção de terra restante é voltada para a produção de ração para os animais.

De acordo com o The Darwin Challenge, se uma pessoa ficar sem comer carne uma vez por semana durante um ano, há a economia de 789.25 banheiras de água, cria-se 608.62 metros quadrados de reserva marinha, salva-se 2.98 áreas florestais equivalentes a um campo de tênis e evita a emissão de 434.36 milhas de gases de efeito estufa.

2. Preservação da vida animal

Outro fator que influencia a decisão de um indivíduo por escolher o veganismo é a compaixão pelos animais. As pessoas adeptas a esse estilo de vida acreditam que todas as espécies merecem respeito e não devem sofrer exploração ou violência de nenhum tipo. Assim, elas são contra o uso dos animais para alimentação, vestuário, entretenimento, como ferramentas de trabalho ou experimentação.

3. Motivos para considerar o veganismo: saúde

Estudos e especialistas já comprovaram que as dietas vegetarianas e veganas são seguras e, desde que feitas de forma correta e com acompanhamento de nutricionistas, não trazem prejuízo para a saúde. Pelo contrário: tal alimentação pode trazer benefícios, como menor risco de desenvolver câncer, mais facilidade para perder peso e melhora da flora intestinal. Além disso, um estudo recente mostrou que a dieta vegana pode ajudar a reduzir as ondas de calor da menopausa. Entretanto, vale a pena ressaltar que a alimentação vegana não é necessariamente saudável, tudo vai depender das escolhas individuais. De qualquer forma, ela costuma ser bastante nutritiva por contar com uma grande variedade de frutas, legumes, verduras e outros itens naturais.

4. Menos gastos

O veganismo incentiva o consumo de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. Assim, apesar de existirem opções industrializadas que têm um preço alto, elas não são a base da dieta vegana. Além disso, a carne bovina, por exemplo, é um alimento que encareceu nos últimos tempos, o que fez com que algumas pessoas tirassem o item do prato e, para compensar, aumentassem o consumo de feijão – item que faz parte do cardápio das pessoas veganas.

Os irmãos Eduardo e Leonardo Santos criaram o perfil Vegano Periférico, no qual compartilham um veganismo acessível e popular. Em uma das publicações, eles chegaram a afirmar que “sempre tentamos ao máximo preparar o que a gente come pra economizar, e olha que sempre tamo na correria. É real, ser vegano é a coisa mais barata que tem”.

5. Motivos para considerar o veganismo: mais felicidade

Uma pesquisa da Tracking Happines investigou a relação entre a dieta e o humor. Por fim, chegou-se à conclusão de que as pessoas que adotam uma alimentação sem carne são, em média, 7% mais felizes do que as que consomem o produto.

“Não é de se admirar que os veganos sejam mais felizes – poupando os animais do sofrimento atroz, ajudando a salvar o planeta e melhorando sua própria saúde, os veganos podem ter paz de espírito e uma consciência limpa”, afirmou o vice-presidente de Programas Internacionais da PETA Mimi Bekhechi.

Leia também: Veganismo na infância: é possível ser saudável?

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

benefícios do guaco
Alimentação Bem-estar

Como fazer chá de guaco? Conheça os benefícios e para que serve

A guaco é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde, especialmente do sistema respiratório