5 motivos para considerar o veganismo

Alimentação Bem-estar
01 de Novembro, 2022
5 motivos para considerar o veganismo

No Brasil, estima-se que 7 milhões de pessoas sejam veganas. Tal estilo de vida defende a proteção da vida animal e, por isso, não concorda com o consumo de quaisquer produtos de origem animal ou itens que tenham sido testados neles. Hoje (1), dia mundial do movimento, veja cinco motivos para considerar o veganismo.

1. Mais sustentabilidade

Preocupações com o meio ambiente e a natureza estão intimamente ligadas aos motivos pelos quais algumas pessoas passam a considerar o veganismo. Isso porque optar por esse tipo de alimentação implica em uma economia de água. A Water Footprint estima que para a produção de 1kg de carne sejam necessários mais de 15 mil litros de água.

Além disso, a pecuária é uma das atividades que mais emite gases do efeito estufa na atmosfera. Um relatório de 2020 ainda mostra que quase 70% da área desmatada da Amazônia é usada como pasto, e boa parte da porção de terra restante é voltada para a produção de ração para os animais.

De acordo com o The Darwin Challenge, se uma pessoa ficar sem comer carne uma vez por semana durante um ano, há a economia de 789.25 banheiras de água, cria-se 608.62 metros quadrados de reserva marinha, salva-se 2.98 áreas florestais equivalentes a um campo de tênis e evita a emissão de 434.36 milhas de gases de efeito estufa.

2. Preservação da vida animal

Outro fator que influencia a decisão de um indivíduo por escolher o veganismo é a compaixão pelos animais. As pessoas adeptas a esse estilo de vida acreditam que todas as espécies merecem respeito e não devem sofrer exploração ou violência de nenhum tipo. Assim, elas são contra o uso dos animais para alimentação, vestuário, entretenimento, como ferramentas de trabalho ou experimentação.

3. Motivos para considerar o veganismo: saúde

Estudos e especialistas já comprovaram que as dietas vegetarianas e veganas são seguras e, desde que feitas de forma correta e com acompanhamento de nutricionistas, não trazem prejuízo para a saúde. Pelo contrário: tal alimentação pode trazer benefícios, como menor risco de desenvolver câncer, mais facilidade para perder peso e melhora da flora intestinal. Além disso, um estudo recente mostrou que a dieta vegana pode ajudar a reduzir as ondas de calor da menopausa. Entretanto, vale a pena ressaltar que a alimentação vegana não é necessariamente saudável, tudo vai depender das escolhas individuais. De qualquer forma, ela costuma ser bastante nutritiva por contar com uma grande variedade de frutas, legumes, verduras e outros itens naturais.

4. Menos gastos

O veganismo incentiva o consumo de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. Assim, apesar de existirem opções industrializadas que têm um preço alto, elas não são a base da dieta vegana. Além disso, a carne bovina, por exemplo, é um alimento que encareceu nos últimos tempos, o que fez com que algumas pessoas tirassem o item do prato e, para compensar, aumentassem o consumo de feijão – item que faz parte do cardápio das pessoas veganas.

Os irmãos Eduardo e Leonardo Santos criaram o perfil Vegano Periférico, no qual compartilham um veganismo acessível e popular. Em uma das publicações, eles chegaram a afirmar que “sempre tentamos ao máximo preparar o que a gente come pra economizar, e olha que sempre tamo na correria. É real, ser vegano é a coisa mais barata que tem”.

5. Motivos para considerar o veganismo: mais felicidade

Uma pesquisa da Tracking Happines investigou a relação entre a dieta e o humor. Por fim, chegou-se à conclusão de que as pessoas que adotam uma alimentação sem carne são, em média, 7% mais felizes do que as que consomem o produto.

“Não é de se admirar que os veganos sejam mais felizes – poupando os animais do sofrimento atroz, ajudando a salvar o planeta e melhorando sua própria saúde, os veganos podem ter paz de espírito e uma consciência limpa”, afirmou o vice-presidente de Programas Internacionais da PETA Mimi Bekhechi.

Leia também: Veganismo na infância: é possível ser saudável?

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros