Dieta vegana reduz fogacho: cardápio pode até interromper sintoma da menopausa

Alimentação Saúde
31 de Outubro, 2022
Dieta vegana reduz fogacho: cardápio pode até interromper sintoma da menopausa

O climatério (período que antecede a última menstruação) ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Como consequência da chegada da menopausa, um dos sintomas mais conhecidos e comentados é o calorão, que, em muitas mulheres, chega a ser insuportável. Agora, uma nova pesquisa indicou que a dieta vegana reduz o chamado fogacho, podendo, inclusive, interrompê-lo. Entenda como funcionou o estudo.

Leia mais: Fogacho: afinal, por que a menopausa causa tanto calor?

Dieta vegana reduz fogacho

Um estudo conduzido por um comitê de médicos de Washington mostrou que uma mudança na dieta alimentar das mulheres, tornando-as mais veganas, poderia diminuir e até mesmo interromper o temido fogacho.

A pesquisa contou com 84 mulheres na pós-menopausa e as dividiu aleatoriamente em dois grupos. Primeiramente, o grupo de intervenção recebeu uma dieta vegana com baixo teor de gordura, incluindo meia xícara de soja cozida diariamente. O grupo de controle, por sua vez, foi instruído a comer normalmente.

Como resultado, as 42 mulheres que mudaram sua alimentação viram os sintomas da queimação desaparecer, isto é, quase 9 em cada 10. Além disso, para cada cinco participantes, três relataram não sentir mais sinais da manifestação.

“Ainda não entendemos completamente por que isso funciona, mas parece que esses três elementos são fundamentais: evitar produtos de origem animal, reduzir a gordura e adicionar uma porção de soja”, afirmou Neal Barnard, professor de Medicina da Universidade George Washington e principal pesquisador do estudo.

Leia mais: Wanessa Camargo adota dieta vegana do namorado Dolabella

Pesquisas relacionam o uso de soja com a redução dos sintomas da menopausa

Esse não é o primeiro estudo que indica que uma dieta vegana reduz sintomas da menopausa, como o fogacho. Em 2021, uma pesquisa da North American Menopause Society, publicada na revista científica Menopause, mostrou que uma alimentação rica em soja diminui as ondas de calor em até 84%. Isto é, de quase cinco por dia, para menos de uma por dia.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade