Biscoito de maisena é mesmo saudável? Entenda
Lanchinho comum no café da manhã ou da tarde de muitos, o biscoito de maisena é feito de amido de milho, geralmente usado na culinária como um espessante. Esse biscoito é, assim como biscoito água e sal, considerado erroneamente saudável, pois é um alimento calórico e com pouco valor nutritivo. Ou seja, não é uma boa fonte de vitaminas ou minerais.
Do que é feito o biscoito de maisena?
A princípio, o popular biscoito é feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, grande quantidade de açúcar, gordura vegetal hidrogenada, amido, soro de leite, sal e demais aditivos químicos, como fermento, emulsificantes e aromatizantes artificias.
Leia mais: Conservantes, corantes e aromatizantes: O que são quais os prejuízos à saúde
Possíveis malefícios do biscoito de maisena para a saúde
Aumento da pressão arterial
Seu alto teor de sódio (sal) pode causar o aumento da pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão, quando consumido em excesso.
Aumento do colesterol
Não só, a presença de gordura trans em sua composição também pode ocasionar o aumento do colesterol ruim (LDL), o que pode causar a limitação do fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).
Leia também: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças
Ganho de peso e maior risco de obesidade
Assim como demais produtos industrializados e ultraprocessados, o biscoito de maisena está associado ao ganho de peso se consumido em excesso – como demonstrado em um estudo realizado pela Universidade Estadual da Califórnia.
Para se ter uma ideia, a composição pode variar de marca para marca, mas, geralmente, existem 127 calorias em 7 unidades (30 g). Um pão francês padrão ( 50 g) tem praticamente o mesmo nível calórico (133 calorias).
Substituições saudáveis para o biscoito
- Pão de fermentação natural (rico em fibras)
- Pão integral (fonte de fibras)
- Tapioca (fonte de energia)
- Crepioca (fonte de energia e proteína)
- Aveioca (opção vegana rica em fibras e proteína)
- Panqueca fit (boa fonte de proteína)
Leia mais: Hormônio “desliga” a fome e combate a obesidade, diz estudo