Tapioca engorda ou emagrece? Entenda de vez

Alimentação Bem-estar
23 de Agosto, 2019
Tapioca engorda ou emagrece? Entenda de vez

Livre de glúten e de gordura, a tapioca se tornou a queridinha das dietas. Assim, a praticidade na hora de prepará-la e sua fama de magrinha fizeram com que o quitute ganhasse fãs no país inteiro. Mas, será que a tapioca realmente é uma aliada para quem quer emagrecer? Ou seja, tapioca engorda ou emagrece?

O que é a tapioca

A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca. Ou seja, aquecida na frigideira, ela forma uma massa que pode ser recheada.  

Tapioca engorda ou emagrece?

Na verdade, tudo pode ir por água abaixo dependendo do modo de preparo, da quantidade consumida e do que você acrescenta no recheio. Vem entender melhor.

Quando o assunto é perda de peso, algumas ponderações devem ser feitas. Pois, o principal nutriente presente é o carboidrato que, após ser digerido, gera glicose, ou seja, se o consumo não for dosado, ela pode favorecer o ganho de peso.

Além disso, como a goma possui alto índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo, este fator também pode ser responsável pelo acúmulo de gordura no corpo. 

Leia também: Emagrecer: Substituições saudáveis para quatro alimentos

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. Uma dica é incluir na massa ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, dá para reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional.

Outra boa ideia é preparar uma crepioca. Em vez cinco colheres de goma, use apenas uma e a complemente com dois ovos. Porém, de nada adianta essa substituição se o recheio for uma escolha cheia de gorduras ou se forem utilizados alimentos processados. Escolha algo levinho para acompanhá-la, como folhas, vegetais, frango desfiado ou ricota. 

Mas, se você quer mais dicas de como deixar a receita mais saudável, confira aqui outras opções

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde