Substituições saudáveis para quatro alimentos calóricos

16 de agosto, 2019

Não existe mágica: para emagrecer é preciso seguir um cardápio com alimentos saudáveis e combiná-lo com a prática de exercícios físicos. Por isso, na hora de escolher o que comer, vale a pena ficar atento à composição de cada item para, assim, fazer substituições simples e inteligentes que, apesar de sutis, vão garantir um consumo de mais fibras, vitaminas e minerais. Ajudando, portanto, a potencializar a perda de peso.

Confira quatro opções de trocas pequenas e mais saudáveis que vão fazer a diferença na balança: 

Troque tapioca por crepioca

Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica. Em vez cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Porém, de nada adianta essa substituição se o recheio for uma escolha cheia de gorduras ou se forem utilizados alimentos processados. Escolha algo levinho para acompanhá-la, como folhas e vegetais. 

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Troque farinha branca por farinha de amêndoas, castanhas ou nozes

A farinha branca engorda e traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino. Já as versões feitas com oleaginosas contém mais fibras, que auxiliam no processo de digestão e fazem com que se sinta saciado por mais tempo. Elas também são alternativa para quem segue uma dieta low carb ingerir pães, bolos e diversas outras receitas

Troque óleos vegetais por azeite

Em vez de soja, milho ou canola, escolha o azeite. Ele é praticamente isento de gordura saturada e contém, além da gordura monoinsaturada, altas concentrações de vitamina E, betacaroteno e polifenóis. Essa associação de compostos é responsável por sua ação antioxidante e antiinflamatória no organismo. 

Troque o açúcar refinado por açúcar de folhas de estévia

Açúcar, seja ele o branco, mascavo, demerara ou de coco, é bastante calórico. Por ser um carboidrato simples, é absorvido muito rápido pelo organismo, eleva os níveis de açúcar no sangue e contribui para o ganho de peso. Nesse caso, vale a pena optar pela estévia, que é um adoçante natural extraído das folhas da planta Stevia rebaudiana, sem calorias e sem restrições ao consumo.

Leia também: Emagrecer: Melhores alimentos para perder peso de vez

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.