Pão integral: Como escolher o mais saudável

Alimentação Bem-estar
04 de Dezembro, 2020
Pão integral: Como escolher o mais saudável

O pão integral é um dos itens mais populares do café da manhã, porém, com tanta variedade de opções e marcas, pode ser difícil saber escolher o mais saudável e melhor para a sua dieta na hora das compras no supermercado.

Pão branco x pão integral

A princípio, a opção mais saudável é aquela que contém mais fibras, menos sódio e maior presença de vitaminas e minerais. Por isso, se comparado ao pão branco, o pão integral é uma boa substituição. Afinal, a versão feita com farinha branca (refinada) é mais pobre em nutrientes.

Basicamente, o processo de refinamento da farinha remove o gérmen e o farelo do trigo, que são as partes em que há maior abundância de fibras, vitaminas e minerais. Ainda, o consumo frequente de farinha branca geralmente está associado a casos de obesidade e glicemia elevada, o que pode acarretar no diagnóstico de diabetes.

Leia mais: Os tipos de pães mais saudáveis

Como escolher o pão integral mais saudável

Saber ler e entender a tabela nutricional dos alimentos embalados é o primeiro passo para saber escolher melhor suas compras. Por isso, na hora de escolher qual pão integral comprar, seu rótulo deve ser minuciosamente observado.

Para um alimento ser considerado verdadeiramente integral, o primeiro ingrediente mencionado na tabela nutricional deve ser a farinha integral, não a branca (que também pode ser encontrada sob o nome de “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico“). Por determinação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), o primeiro ingrediente mencionado na tabela é sempre o mais abundante no produto.

Não só, é preciso verificar também se há adição de químicos artificiais, como os conservantes, emulsificantes, fortalecedores e mais. Ou seja, busque evitar alimentos que sejam ultraprocessados.

Por isso, na hora de escolher o pão mais saudável, a tabela nutricional será determinante. No entanto, apesar de ser um alimento nutritivo e saudável, não deve ser consumido em excesso, pois não trata-se de um alimento pouco calórico.

Os benefícios de consumi-lo

Os benefícios de escolher consumir um pão verdadeiramente integral são muitos, como:

  • Maior sensação de saciedade derivada da grande presença de fibras
  • Previne o inchaço abdominal e a prisão de ventre
  • Aceleração do metabolismo
  • Não causa o aumento exagerado da glicemia

Leia também: Pão de fermentação natural: Conheça os benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de boldo
Alimentação Bem-estar

Chá de boldo: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de boldo é utilizado para tratar uma variedade de problemas digestivos, como má digestão, gases, azia, constipação e diarreia

prato com ovos, bacon, espinafre e tomates-cereja, ingredientes típicos da dieta cetogênica
Alimentação Bem-estar

Dieta cetogênica é indicada para emagrecer e desinchar; cardápio de 7 dias

Saiba tudo sobre a estratégia alimentar que conquistou muitas famosas

Creatina na menopausa
Alimentação Bem-estar Saúde

Creatina na menopausa: suplemento ameniza efeitos e promove bem-estar

A suplementação surge como uma alternativa promissora para combater os efeitos negativos da menopausa e promover o bem-estar feminino