Crepioca e tapioca: Entenda a diferença e como prepará-las

Alimentação Bem-estar
19 de Janeiro, 2021
Crepioca e tapioca: Entenda a diferença e como prepará-las

A crepioca e a tapioca são ambas saborosas, mas possuem uma diferença quanto ao modo de preparo. A crepioca, diferentemente da tapioca, leva ovo em seu preparo. Por isso, é uma melhor fonte de proteína. No entanto, ambas utilizam goma (ou farinha) de tapioca.

Crepioca e tapioca

A crepioca é a mistura entre o crepe e a tapioca. Portanto, é feita com a fécula da mandioca, assim como a tapioca, mas também conta com a adição de ovo, o que resulta em uma massa mais espessa.

crepioca

Já a tapioca é feita utilizando somente a fécula extraída da mandioca (polvilho doce), a qual é mais conhecida como goma ou farinha de tapioca. A tapioca é muito popular principalmente no Norte e no Nordeste do Brasil. Ainda, não contém glúten, por isso, pode ser consumida por celíacos e intolerantes ao glúten.

tapioca

Apesar da diferença em seu modo de preparo, tanto a crepioca quanto a tapioca podem ser recheadas à gosto.

Leia também: Café da manhã sem pão: Confira substituições

Quer emagrecer? Troque tapioca por crepioca

Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica. Em vez cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Porém, de nada adianta essa substituição se o recheio for uma escolha cheia de gorduras ou se forem utilizados alimentos processados. Escolha algo levinho para acompanhá-la, como folhas e vegetais. 

Crepioca engorda? Informações nutricionais do alimento

A crepioca é a mistura entre o crepe e a tapioca. Portanto, é feita com a fécula da mandioca, assim como a tapioca, mas também conta com a adição de ovo, o que resulta em uma massa mais espessa. Ela pode ser recheada a gosto, tanto com itens salgados (como queijos e vegetais), quanto com ingredientes doces (geleias e frutas, por exemplo). Mas será que a crepioca engorda? Saiba mais:

A base desse prato, muito utilizado por quem preza uma alimentação mais saudável, é a tapioca. O alimento, por sua vez, é rico em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Portanto, o item sozinho, se ingerido em grandes quantidades, pode ser bem calórico e até atrapalhar a perda de peso.

Contudo, uma boa opção para quem ama a tapioca é transformá-la em crepioca: em vez de cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Isso reduz a concentração calórica e o índice glicêmico do ingrediente, o que evita os picos de açúcar no sangue e que a fome apareça de novo rapidamente. Sem contar que o ovo é rico em proteínas, nutriente importante para a construção de músculos. Assim, veja as informações nutricionais de uma crepioca (com um ovo, uma clara e duas colheres da farinha):

  • 154 calorias;
  • 20g de carboidratos;
  • 9,12g de proteínas;
  • 4,06g de gorduras;
  • 131,4mg de sódio;
  • Sem fibras.

Leia também: Aveioca: Benefícios e receita da crepioca de aveia

Crepioca engorda? Conclusões

Como visto acima, a crepioca contém boas doses de proteínas, mas uma quantidade considerável de calorias e nada de fibras. Portanto, você pode utilizar o preparo na dieta, desde que de forma moderada e inteligente: escolha recheios mais saudáveis e ricos em fibras. Bons exemplos são queijos magros (ou frango desfiado) com saladas e vegetais e geleias sem açúcar com frutas. Desse modo, você garante todos os nutrientes necessários para uma refeição completa e equilibrada!

Além disso, vale lembrar que nenhum alimento, por si só, é capaz de emagrecer ou engordar. Isso porque o mais importante é o todo — quão saudável é a sua alimentação no dia a dia.

Leia também: Biscoito água e sal é mesmo saudável? Entenda

Como preparar

Os ingredientes necessários para o preparo da crepioca são:

Modo de preparo

A princípio, misture todos os ingredientes. Em seguida, despeje a mistura em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Por fim, quando a parte de baixo se soltar da frigideira, vire a crepioca e deixe cozinhar o outro lado. Assim, ela já poderá ser servida. Tempere e recheie à gosto.

Confira aqui a tabela nutricional da crepioca.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem

corrida ou natação
Bem-estar Movimento

Corrida ou natação: o que é melhor para a saúde cardiovascular?

Independentemente de qual modalidade você escolher, a regularidade é essencial para a saúde cardiovascular