Crepioca e tapioca: Entenda a diferença e como prepará-las

Alimentação Bem-estar
19 de Janeiro, 2021
Crepioca e tapioca: Entenda a diferença e como prepará-las

A crepioca e a tapioca são ambas saborosas, mas possuem uma diferença quanto ao modo de preparo. A crepioca, diferentemente da tapioca, leva ovo em seu preparo. Por isso, é uma melhor fonte de proteína. No entanto, ambas utilizam goma (ou farinha) de tapioca.

Crepioca e tapioca

A crepioca é a mistura entre o crepe e a tapioca. Portanto, é feita com a fécula da mandioca, assim como a tapioca, mas também conta com a adição de ovo, o que resulta em uma massa mais espessa.

crepioca

Já a tapioca é feita utilizando somente a fécula extraída da mandioca (polvilho doce), a qual é mais conhecida como goma ou farinha de tapioca. A tapioca é muito popular principalmente no Norte e no Nordeste do Brasil. Ainda, não contém glúten, por isso, pode ser consumida por celíacos e intolerantes ao glúten.

tapioca

Apesar da diferença em seu modo de preparo, tanto a crepioca quanto a tapioca podem ser recheadas à gosto.

Leia também: Café da manhã sem pão: Confira substituições

Quer emagrecer? Troque tapioca por crepioca

Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica. Em vez cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Porém, de nada adianta essa substituição se o recheio for uma escolha cheia de gorduras ou se forem utilizados alimentos processados. Escolha algo levinho para acompanhá-la, como folhas e vegetais. 

Crepioca engorda? Informações nutricionais do alimento

A crepioca é a mistura entre o crepe e a tapioca. Portanto, é feita com a fécula da mandioca, assim como a tapioca, mas também conta com a adição de ovo, o que resulta em uma massa mais espessa. Ela pode ser recheada a gosto, tanto com itens salgados (como queijos e vegetais), quanto com ingredientes doces (geleias e frutas, por exemplo). Mas será que a crepioca engorda? Saiba mais:

A base desse prato, muito utilizado por quem preza uma alimentação mais saudável, é a tapioca. O alimento, por sua vez, é rico em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Portanto, o item sozinho, se ingerido em grandes quantidades, pode ser bem calórico e até atrapalhar a perda de peso.

Contudo, uma boa opção para quem ama a tapioca é transformá-la em crepioca: em vez de cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Isso reduz a concentração calórica e o índice glicêmico do ingrediente, o que evita os picos de açúcar no sangue e que a fome apareça de novo rapidamente. Sem contar que o ovo é rico em proteínas, nutriente importante para a construção de músculos. Assim, veja as informações nutricionais de uma crepioca (com um ovo, uma clara e duas colheres da farinha):

  • 154 calorias;
  • 20g de carboidratos;
  • 9,12g de proteínas;
  • 4,06g de gorduras;
  • 131,4mg de sódio;
  • Sem fibras.

Leia também: Aveioca: Benefícios e receita da crepioca de aveia

Crepioca engorda? Conclusões

Como visto acima, a crepioca contém boas doses de proteínas, mas uma quantidade considerável de calorias e nada de fibras. Portanto, você pode utilizar o preparo na dieta, desde que de forma moderada e inteligente: escolha recheios mais saudáveis e ricos em fibras. Bons exemplos são queijos magros (ou frango desfiado) com saladas e vegetais e geleias sem açúcar com frutas. Desse modo, você garante todos os nutrientes necessários para uma refeição completa e equilibrada!

Além disso, vale lembrar que nenhum alimento, por si só, é capaz de emagrecer ou engordar. Isso porque o mais importante é o todo — quão saudável é a sua alimentação no dia a dia.

Leia também: Biscoito água e sal é mesmo saudável? Entenda

Como preparar

Os ingredientes necessários para o preparo da crepioca são:

Modo de preparo

A princípio, misture todos os ingredientes. Em seguida, despeje a mistura em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Por fim, quando a parte de baixo se soltar da frigideira, vire a crepioca e deixe cozinhar o outro lado. Assim, ela já poderá ser servida. Tempere e recheie à gosto.

Confira aqui a tabela nutricional da crepioca.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde