Fécula de mandioca: Conheça os benefícios do polvilho doce

3 de junho, 2020

A fécula de mandioca, mais conhecida como polvilho doce, é o amido extraído da mandioca descascada, desidratada e triturada. É um pó fino e branco, muito versátil e parecido com a farinha de trigo, podendo substituí-la em muitas receitas. Ainda, a fécula é altamente nutritiva (especialmente rica em fibras) e não contém sabor marcante.

Leia mais: Melhores substitutos para a farinha de trigo 

Benefícios da fécula de mandioca

Ajuda a combater a prisão de ventre

A prisão de ventre – ou constipação – é um problema para muitas pessoas e geralmente é causada pela baixa ingestão de fibras. Por isso, o polvilho doce uma boa opção.

Protege a saúde do coração 

Além de beneficiar a saúde e o funcionamento intestinal, uma dieta rica em fibras também é importante para o coração. Dessa forma, a fécula de mandioca ajuda a prevenir problemas como a pressão arterial elevada e o acúmulo excessivo de colesterol LDL (mau).

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes  

Melhora o humor

A fécula é abundante em triptofano. No organismo, o triptofano é o precursor da serotonina, o hormônio da felicidade e bom humor. Sendo assim, consumir a fécula de mandioca pode ajudar a melhor regular o humor, além de aliviar sintomas de estresse, ansiedade e depressão. 

Leia mais: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Protege a saúde do cérebro

O polvilho doce também contém grande quantidade de ácido fólico, ou seja, de vitamina B9. Em resumo, essa vitamina está relacionada à saúde do cérebro, bem como de todo o sistema nervoso. Portanto, ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, além proteger o organismo como todo.

Leia também: Melhores vitaminas e nutrientes para as mulheres

Como utilizar a fécula de mandioca

Leia mais: Propriedades nutricionais da Fécula de mandioca

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo