Beber chá é a nova tendência, diz pesquisa

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
23 de Fevereiro, 2022
Beber chá é a nova tendência, diz pesquisa

Ao acordar ou antes de dormir, beber chá é sinônimo de tranquilidade e leveza. A bebida, apesar de ser comum entre os britânicos, surgiu na China. Versátil, ela pode ser consumida tanto quente quanto fria e possui uma extensa variedade de sabores. O chá de hibisco, por exemplo, virou um queridinho entre as pessoas que estão no processo de emagrecimento.

Mas, apesar de todos os benefícios, o chá nem sempre foi o mais pedido, sendo comumente passado para trás por sucos, cervejas ou cafés. No entanto, um relatório do Pinterest afirmou que a bebida é uma tendência e será vista como um estilo de vida.

De acordo com dados divulgados pelo Pinterest Predicts, as pesquisas por “comidinhas para o chá da tarde” aumentaram quatro vezes na plataforma. Além disso, as buscas por “chá da tarde vintage” tiveram um crescimento de 70%. A bebida, que antes era associada a pessoas mais velhas, hoje é buscada por internautas de todas as faixas etárias.

Mas, afinal: vale a pena entrar nessa nova onda e dar uma chance para os chás?

Benefícios de beber chá

Os chás são compostos por diversas propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças. Assim, eles podem auxiliar no aumento da imunidade e em melhores noites de sono. Existem diversos sabores indicados para cada objetivo. O chá verde, por exemplo, tem ação antioxidante e potencializa o sistema de defesa organismo. O chá de camomila, por sua vez, é utilizado para auxiliar em espasmos, em dores de cabeça e na regulação do PH do trato intestinal.

Além disso, justamente por contar com uma elevada taxa de antioxidantes, a bebida aumenta a capacidade de queimar gordura e, por isso, melhora a resistência muscular do indivíduo. Ela também protege o coração, combate o estresse e fortalece o sistema imunológico.

No geral, especialistas recomendam que sejam consumidas no máximo 3 xícaras de chá por dia. Esse número varia de acordo com o organismo de cada pessoa. Por isso, é importante ter uma orientação individualizada.

Leia também: Chá detox para ajudar a emagrecer pós-Carnaval

Cuidados

Como tudo na vida em excesso faz mal, com os chás não seria diferente. Aqueles que possuem cafeína, por exemplo, podem causar os efeitos contrários quando tomados sem precaução. Isto é: irritação no estômago, insônia e ansiedade. Por isso, não exagere nas doses diárias.

Além disso, muito cuidado ao recorrer aos chás em cápsulas. Sempre consulte um profissional antes de adquiri-los. Recentemente, a enfermeira Edmara Abreu foi internada após tomar um chá emagrecedor vendido em cápsulas. A profissional da saúde foi diagnosticada com hepatite fulminante e veio a óbito após rejeição do fígado transplantado.

Melhores opções

Antes de tudo, é importante alinhar o seu objetivo. Caso você tenha o desejo de adicionar a bebida à sua rotina, é interessante buscar o sabor ideal, tanto para o seu prazer, quanto para a sua saúde. Confira algumas opções:

Para dormir bem:
  • Camomila;
  • Passiflora;
  • Valeriana;
  • Lavanda;
  • Erva Cidreira.
Diuréticos para desinchar:
Para aumentar a imunidade:
  • Equinácea;
  • Boldo;
  • Genciana;
  • Limão;
  • Alho;
  • Macela;
  • Sabugueiro.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais