Batata-doce solta o intestino? Conheça a nova mania do TikTok

Alimentação Bem-estar
26 de Abril, 2022
Batata-doce solta o intestino? Conheça a nova mania do TikTok

Diariamente, a popular rede social TikTok apresenta novas tendências sobre alimentação, hábitos saudáveis e dicas de emagrecimento. E, nas últimas semanas, uma enxurrada de informações afirma que a batata-doce é amiga daqueles que têm dificuldade para ir ao banheiro. Mas, será mesmo que a batata-doce solta o intestino? Vamos entender melhor abaixo. 

Batata-doce: informações e benefícios

A batata-doce é um tubérculo (ou raiz) fonte de carboidratos de cadeia complexa. Ou seja, ela concentra um menor teor de glicose (açúcar) quando comparada aos carboidratos simples. Além de muitas fibras, que a fazem ser digerida lentamente pelo organismo e melhoram o trânsito intestinal. Desse modo, você tem a sensação de saciedade por mais tempo e não sofre com picos de glicemia (relacionados a um maior risco de diabetes tipo 2).

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, o alimento também é rico em vitamina A (que reforça a visão), vitaminas do complexo B (ajudam no funcionamento do sistema nervoso e na beleza da pele), vitamina C (importante para a saúde imunológica) e potássio (que permite a contração muscular e regula a pressão sanguínea). Por fim, nele você também encontra boas doses de cálcio e vitamina D, que deixam nossos ossos mais fortes.

Para você ter uma ideia, uma única xícara de batata-doce fornece quase metade da vitamina C recomendada por dia, 400% mais vitamina A do que o necessário e mais do que o dobro de potássio do que uma banana média.

Cerca de 12% de seu amido é resistente, substância semelhante à fibra que o seu corpo não digere e absorve. Um estudo descobriu que a substituição de apenas 5,4% da ingestão total de carboidratos por amido resistente resultou em um aumento de 20 a 30% na queima de gordura após uma refeição. Da mesma forma, amido resistente estimula o corpo a bombear mais hormônios indutores da saciedade.

Afinal, batata-doce solta o intestino?

Para desvendar se batata-doce solta o intestino é preciso compreender como o tubérculo age no sistema digestivo. 

Uma porção de 100g de batata-doce cozida apresenta um total de 3,3 g de fibras, conhecidas por beneficiarem a digestão e o funcionamento do trato intestinal. O que, como consequência, combate a prisão de ventre.

Por outro lado, o consumo de fibras sem a ingestão adequada de água pode prender o intestino, pois as fibras “roubam” a água do organismo.

Além disso, a batata-doce contém pequenas quantidades de um açúcar chamado de manitol, que pertence ao grupo do poliol. Os chamados polióis são conhecidos por causarem uma ação laxativa quando são ingeridos em grandes quantidades. 

Contudo, pessoas que possuem dificuldades para ir ao banheiro, antes de mais nada, devem procurar ajuda de especialistas, como de um nutricionista e de um médico gastroenterologista. Pois, são eles que devem passar uma alimentação e tratamento para que o intestino funcione de maneira correta. 

Leia também: Suco de abacaxi com camomila emagrece? Saiba mais

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva