Banana engorda? Benefícios e tabela nutricional da fruta
A expressão “preço de banana” já denuncia a maior vantagem da fruta: ela é barata. Mas não para por aí: o alimento é rico em nutrientes, garante energia para os treinos e dá aquele sabor doce para as receitas (o que, muitas vezes, dispensa o uso do açúcar). Contudo, muita gente ainda acredita que a banana engorda. Será que é verdade?
Afinal, banana engorda?
A quantidade de calorias da banana varia de acordo com o tipo da fruta. Uma unidade da prata, por exemplo, tem 39 calorias; já a da-terra, 40; a maçã, 56,5; e a nanica, por outro lado, 68. É claro que os números variam conforme o modo de preparo do ingrediente. Uma banana frita pode chegar a 124 calorias; a empanada, 138; e a caramelada, 204.
A fruta é composta sobretudo de carboidratos (cerca de 15g). É por isso que algumas pessoas ficam com medo de incluí-la na dieta por acharem que a banana engorda.
Contudo, antes de chegar a essa conclusão, é preciso levar em conta algumas coisas. A primeira delas é o fato de que nenhum alimento, sozinho, pode fazer você ganhar peso ou emagrecer milagrosamente. Isso porque o que conta mais é o todo. Ou seja, a quantidade de calorias que você consome ao longo do dia.
Além disso, não podemos nos esquecer que o alimento concentra outros nutrientes muito importantes para a manutenção da saúde — e até para a saciedade! Portanto, comer uma banana acaba sendo muito melhor do que atacar um brigadeiro (ou qualquer outro item nada nutritivo), mesmo que eles tenham o mesmo número de calorias. Saiba mais sobre as propriedades da fruta:
Leia também: Biomassa de banana verde: O que é e receita
Composição da banana
Sim, já explicamos que a banana é rica em carboidratos. Entretanto, ela possui um índice glicêmico que varia de baixo para médio (51), isto é, seu açúcar não atinge tão rapidamente a corrente sanguínea. Isso evita os picos de glicemia (níveis de açúcar no sangue) e a fome. Por isso, é uma ótima alternativa de combustível pré-treino!
Sem contar que a fruta é um alimento eletrólito (pois contém potássio), o que ajuda a manter os batimentos cardíacos regulados e equilibra a pressão arterial. O grande volume de fibras presente na banana melhora o trânsito intestinal e contribui para a saciedade. E, por fim, o aminoácido essencial triptofano estimula a fabricação de serotonina e melatonina pelo cérebro, hormônios da felicidade e do sono, respectivamente.
Além do ingrediente in natura, seus derivados também são conhecidos por serem saudáveis. A biomassa de banana verde, como o próprio nome sugere, é feita com a banana ainda verde, geralmente a do tipo nanica, cozida na panela de pressão. O resultado final é um purê sem sabor, que serve de espessante em receitas de bolos veganos, tortas e o que mais a sua criatividade gourmet permitir. Já a farinha da fruta pode substituir a farinha de trigo em preparos sem glúten.
Leia também: Dieta da banana: O que é, como fazer e cardápio
Banana engorda? Conclusões
Então, já sabe: é possível sim incluir a banana no cardápio, desde que com moderação e equilíbrio — como quase todos os alimentos! Apesar de concentrar carboidratos, ela ajuda a segurar a fome e combina muito bem com os exercícios físicos.