Ameixa-da-baía: Propriedades e benefícios da fruta da Caatinga
Você conhece a ameixa-da-baía? Também chamada de ameixa-da-caatinga e similar ao umbu, é uma fruta tipicamente da Caatinga.
Ela contém propriedades de ação diurética, ou seja, que estimulam a produção de urina, bem como depurativa, adstringente, hemorroidal e mais.
Além disso, é rica em saponinas, flavonoides, taninos, vitamina C, vitamina E e vitamina A. Portanto, ela promove poderosa ação anti-inflamatória.
Sua semente possui glicosídeos cianogênico, a qual é uma substância que pode ser tóxica. Por isso, é importante não consumir a semente da fruta. Essa mesma substância também pode estar presente no tucupi.
Benefícios da ameixa-da-baía para a saúde
Previne a retenção de líquido
O consumo desse tipo de ameixa pode ajudar a prevenir a retenção hídrica, ou seja, a retenção de líquidos no corpo. Dessa forma, é possível prevenir também a sensação de inchaço que a retenção costuma provocar. Ainda, faz-se possível aliviar as celulites.
Leia também: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?
Ajuda a eliminar toxinas do corpo
Em razão da sua ação depurativa, a fruta pode também ajudar a eliminar toxinas do corpo. Sendo assim, acaba por beneficiar a imunidade e o corpo como um todo, pois isso ajuda a evitar inflamações de muitos tipos.
Dessa forma, é possível prevenir alguns problemas, como, por exemplo, o estresse oxidativo, que poderia levar ao envelhecimento precoce da pele e a ocorrência de doenças graves.
Leia mais: Frutas para a imunidade: Conheça as melhores opções
Protege a saúde do estômago
Ela pode ser também benéfica para a saúde do estômago, pois alivia perturbações gástricas de diferentes tipos.
Como consumir a fruta
- Produtos cosméticos (cremes, sabonetes, óleos de banho, shampoos e condicionadores e mais)
- Composição de remédios
Leia também: Jaracatiá: Propriedades e benefícios da fruta brasileira