Jaracatiá: Propriedades e benefícios da fruta brasileira

20 de março, 2020

A jaracatiá é uma fruta natural da Mata Atlântica, e especialmente comum nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. A árvore e a fruta são também conhecidas por nomes como mamoeiro-bravo, mamoeiro-do-mato, mamãozinho e mamuí.

De cor laranja e formato similar ao do mamão papaya por fora, por dentro se assemelha ao maracujá. Ainda, suas propriedades principais são basicamente as vitaminas que a compõem.

De sabor levemente azedo, é especialmente rica em vitamina C – cada 100 gramas da fruta apresentam 34 mg do nutriente.

Só recentemente a fruta, qualificada com uma PANC (plantas alimentícias não convencionais) voltou a ser valorizado pela ciência como fonte de nutrientes, possibilidade curativa e como objeto de resgate da cultura tradicional do Brasil.

Benefícios da jaracatiá

Fortalece a imunidade

A vitamina C um dos principais nutrientes da fruta, aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. Assim, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo menos suscetível a doenças.

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Melhora o funcionamento intestinal 

Ainda, por ser também fonte de fibras, a fruta promove a melhora do funcionamento intestinal. Portanto, ajuda na perda de peso e a combater a sensação de inchaço.

Sua abundância em fibras é surpreendente: 100 g de jaracatiá fornecem 17,6% das necessidades diárias de fibras. 

Ajuda a desintoxicar

O jaracatiá é fonte clorofila, substância importante para a desintoxicação do organismo. Assim, ela ajuda a eliminar as impurezas e a purificar o fígado. Por isso, preparar sucos detox usando essa fruta é uma boa aposta.

Controla o colesterol

As fibras da fruta são ótimas para controlar os níveis de colesterol. Ou seja, a substância ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

Faz bem aos olhos

O jaracatiá contém betacaroteno, carotenoides, luteína e zeaxantina, que beneficiam a saúde dos olhos e contribuem para uma boa visão.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo