Alimentos que promovem a produção de serotonina

Alimentação Bem-estar
23 de Outubro, 2023
Alimentos que promovem a produção de serotonina

A serotonina é muito conhecida como o “hormônio da felicidade”. Muita gente acredita que a única forma de estimular a fabricação desse neurotransmissor é por meio do exercício físico e de hábitos que dão prazer. Por exemplo, passar um tempo com pessoas queridas, dedicar-se a um hobbie, ver um filme… No entanto, alguns alimentos também promovem a produção de serotonina, sabia?

Neste artigo, iremos mostrar algumas opções que podem ajudar esse objetivo, além de outras informações importantes. Vem ver!

Veja também: Como aumentar a serotonina de forma natural?

Primeiro, o que é a serotonina?

Se você não sabe o que é a serotonina, daremos uma breve explicação. Embora ela seja famosa por ser o hormônio da felicidade, ela não é um hormônio — é um neurotransmissor. 

Ou seja, os neurotransmissores são moléculas produzidas pelos neurônios, e atuam como mensageiras do cérebro, e passam as informações de um neurônio para o outro. A serotonina é responsável por transmitir boas sensações que favorecem o nosso humor e bem-estar. Além disso, ela auxilia a regulação do sono. 

Como os alimentos promovem a produção de serotonina?

Para a serotonina existir no organismo, precisa de algumas substâncias. São elas o triptofano, um aminoácido essencial presentes em diversos alimentos, em conjunto com a niacinamida (vitamina B3) e o magnésio. Logo, apostar em alimentos que contêm esses nutrientes contribuem para a produção do neurotransmissor. 

Mas, de forma geral, seguir uma alimentação equilibrada já é o suficiente para garantir o aporte de serotonina. Incluindo um chocolatinho de vez em quando — sobretudo o amargo — que é rico em triptofano. 

Alimentos que promovem a produção de serotonina

Ovo

O ovo é um alimento não apenas fonte de proteínas e vitaminas importantes — também possui grande quantidade de triptofano. Por isso, ajuda a promover a maior produção de serotonina no corpo. Ele é abundante em colina (vitamina B8), biotina, ômega-3 e tirosina, a qual é precursora de alguns neurotransmissores, como a própria serotonina.

Queijo

Além de delicioso, o queijo é um alimento que ajuda na regulação e melhora do humor, pois ajuda o processo de síntese de serotonina. Em resumo, contém grande quantidade de triptofano em sua composição. 

Abacaxi

O abacaxi é uma fonte de potássio, o que ajuda a combater a fadiga e o cansaço. Também é carrega bromelina em sua composição, uma mistura enzimática que fortalece a imunidade e combate inflamações no corpo.

Tofu

Produtos feitos a partir da soja são notórios por conter grande quantidade de triptofano. Dessa maneira, o tofu é uma fonte desse aminoácido. Além disso, é um grande “coringa” das dietas vegetariana e vegana e possui altas concentrações de cálcio, sendo muito benéfico para a saúde dos ossos.

Salmão

Fonte de ômega-3 e proteínas, o salmão é repleto de triptofano em sua composição. Por isso, ajuda na regulação do humor, além de beneficiar o controle do colesterol e da pressão arterial. 

Oleaginosas

As oleaginosas também são excelentes fontes de ômega-3. Não só, contêm triptofano, além de conterem fibras, vitaminas e antioxidantes, essenciais para uma boa saúde cardiovascular. 

 

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