Alho: Benefícios, propriedades e composição do alho
O alho é um dos maiores queridinhos da culinária. Rico em benefícios, tem sido considerado o novo alimento saudável do momento. Dupla inseparável da cebola, é popularmente usado como tempero. Mas, também contém propriedades para uso medicinal.
É fonte de minerais, como manganês e selênio, ambos importantes para o organismo. Ou seja, o primeiro é essencial para o transporte de oxigênio no corpo. Já o selênio age no combate dos radicais livres, assim, atua diretamente com o sistema imunológico.
Além disso, é fonte de vitaminas, especialmente a C, essencial para a imunidade, e a B6, que age na síntese proteica.
Com isso, o tempero pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo. Além disso, também é possível preparar chá ou água de alho que, quando consumidos frequentemente, ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.
Composição do alho
Assim, uma porção de 28 gramas de alho contém:
- Manganês : 23% da ingestão diária recomendada (IDR)
- Vitamina B6 : 17% da IDR
- Vitamina C : 15% da IDR
- Selênio: 6% do IDR
- Fibra: 0,6 grama
- Por fim, quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1
Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, antioxidante e anti-inflamatória. Da mesma forma, ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão. Saiba mais:
Alho: Benefícios e propriedades
Fortalece a imunidade
O alho é abundante em vitamina C, que está diretamente ligada à imunidade. Mas, não apenas isso, é também recheado de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade
Alho favorece a saúde do coração
Dentre seus muitos benefícios, esse merece destaque. A princípio, o tempero é conhecido por reduzir a pressão arterial e combater a hipertensão. Da mesma maneira, ajuda na melhora dos níveis de colesterol.
Melhora a função cerebral
Prevenindo doenças como o Alzheimer e a demência, beneficia a saúde cerebral. Pois, isso se deve à ação combatente frente ao processo oxidativo.
Aliado dos atletas
Fonte de energia, o alho reduz a fadiga, o que beneficia a prática de atividades físicas e melhora o desempenho de atletas. Além disso, previne que ocorra picos muito elevados da frequência cardíaca, que podem acarretar em, por exemplo, um infarto.
Combate vírus, fungos e bactérias
Por fim, o alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere ação antimicrobiana. Portanto, inibe o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Da mesma maneira, ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal.
Chá de alho: Como fazer e quais os benefícios da bebida
Muito utilizado na medicina popular, o chá de alho é conhecido por beneficiar a imunidade. Rico em antioxidantes, suas propriedades anti-inflamatórias e naturalmente antivirais atuam na prevenção de doenças e infecções, especialmente da gripe.
Ainda, é repleto de antioxidantes que combatem a ação de radicais livres e alicina, a principal substância responsável por seus poderes medicinais. Além disso, o alho também é rico em minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.
Benefícios do chá de alho
Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, antioxidante e anti-inflamatória. Da mesma forma, ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão. Saiba mais:
Fortalece a imunidade
Por ser repleto de antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e antivirais, o alho é um natural fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, na Índia, cientistas comprovaram o potencial antioxidante desse chá em um estudo redigido em 2018.
Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções
Protege o coração
Além de seu efeito protetor em relação à inflamações, a alicina também pode reduzir a aterosclerose e o depósito de gordura e ajudar a diminuir a pressão sanguínea. Ou seja, ajuda a proteger a saúde do coração, especialmente contra a hipertensão.
Melhora a respiração
O chá é especialmente conhecido por seu eficaz combate à gripe e demais doenças respiratórias. A razão para isso é que o alho provoca o estímulo das funções respiratórias devido às propriedades expectorantes e antissépticas, que facilitam a respiração. Além disso, também combate a tosse.
Pele jovem e lisinha
Por fim, a bebida também beneficia a aparência da pele, de forma que combate a ação de radicais livres no corpo, ou seja, o estresse oxidativo. Assim, é o estresse oxidativo o maior responsável pelo envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas.