Água de batata-doce emagrece? Saiba mais

14 de abril, 2021

Que a batata-doce é queridinha de quem busca emagrecer e tonificar o corpo não é novidade. Mas, agora a água de batata-doce surge como aliada de quem buscar perder peso. Pelo menos, podemos afirmar que essa é uma maneira de tirar melhor proveito das propriedades e nutrientes da batata-doce – que seriam perdidos ao jogar fora a água do seu cozimento.

Propriedades da água de batata-doce

A batata-doce é uma boa fonte de carboidratos complexos e, por isso, não causa picos glicêmicos.

No que diz respeito especificamente à água de cozimento, ela é rica em peptídeos, ou seja, moléculas formadas por aminoácidos. Quando eles apresentam mais de 70 aminoácidos em sua formação, passam a levar o nome de proteínas. Sendo assim, a água de batata-doce ajuda deseja ganhar massa magra.

Leia também: Folhas de batata-doce: Benefícios e como usá-las

Beber a água do cozimento da batata-doce pode ajudar na perda de peso?

De acordo com um estudo feito no Japão, sim. Em resumo, pesquisadores analisaram as propriedades presentes na água, em especial os peptídeos, e, ao longo de 28 dias, observaram ratos de laboratório beber a água do cozimento. Ao fim do experimento, os ratos que fizeram parte da pesquisa apresentaram notável perda de peso.

Sendo assim, o estudo concluiu que a água de cozimento ajuda na digestão, bem como acelera o metabolismo de lipídeos no corpo. Ou seja, auxilia na perda de gordura do corpo.

Porém, vale a pena ressaltar que nenhum alimento ou nutriente isolado emagrece. Pois, a perda de peso acontece quando há déficit calórico. Ou seja, quando o corpo gasta mais energia do que consome.

Por outro lado, foi possível concluir que ela ajuda no controle do colesterol e dos hormônios da fome e a evitar o acúmulo de gordura no fígado.

Além disso, a água é uma fonte de outros nutrientes, como, por exemplo:

Leia mais: Farinha de batata-doce: Conheça os benefícios

Como inclui-la na alimentação

A água pode incluída na alimentação, como, por exemplo, no preparo das sopas e dos caldos. Não só, é possível adicioná-la a sucos, vitaminas e smoothies (seu gosto não é perceptível).

Leia também: Água de arroz: O que é, para que serve e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo