Tiamina: Conheça as funções e benefícios da vitamina B1

Alimentação Bem-estar
02 de Abril, 2020
Tiamina: Conheça as funções e benefícios da vitamina B1

A tiamina é uma das vitaminas do complexo B, mais especificamente, é a vitamina B1. Ela possui diversas funções no organismo, mas está especialmente relacionada à saúde do cérebro.

A vitamina B1 previne que diversas doenças prejudiquem o corpo e, além disso, ela age especialmente como fonte energética. Além disso, está diretamente ligada ao funcionamento metabólico, ou seja, ao metabolismo – convertendo os carboidratos ingeridos em glicose, “combustível” para o organismo.

Benefícios da tiamina – vitamina B1

Protege a saúde do fígado

Assim como outras vitaminas do complexo B, a tiamina protege a saúde do fígado, um órgão vital cuja saúde deve ser garantida. Ou seja, sua presença adequada no corpo previne que doenças como a hepatite e esteatose (acúmulo de gordura) atinjam o fígado.

Leia mais: Melhores alimentos para o fígado

Vitamina B1 assegura a saúde cerebral

O consumo de alimentos fonte de vitamina B1 pode ajudar a prevenir o processo neurodegenerativo, que implica em doenças como a Alzheimer. Além disso, a ingestão dessa vitamina promove a melhora da função cognitiva. Ainda, a substância está diretamente ligada à produção de acetilcolina, um neurotransmissor, isto é, transmite informações de um lugar para outro do cérebro, por exemplo. 

Melhora o funcionamento do metabolismo

Em especial, está diretamente associada ao funcionamento metabólico. Por isso, sua deficiência pode ter um efeito muito negativo sobre ele. Entretanto, ao consumir as quantidades adequadas de tiamina, o metabolismo é beneficiado. Resumidamente, ela age no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos (gorduras) e dos aminoácidos, ajudando o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência.

Leia também: Hábitos que deixam o metabolismo lento

Vitamina B1 alivia o estresse e sintomas de ansiedade

Quando o corpo apresenta deficiência dessa vitamina, um dos efeitos colaterais é a mudança de humor. Assim, a pessoa deficiente de vitamina B1 passa a apresentar sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Por isso, é importante consumi-la em quantidades apropriadas.

Leia também: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Riscos da deficiência de tiamina

É importante salientar os riscos que a deficiência dessa vitamina implicam. Ou seja, alguns possíveis efeitos colaterais da baixa quantidade de tiamina no corpo são:

  • Encefalopatia de Wernicke – sintomas: falta de coordenação, perda de equilíbrio, confusão mental, perda de memória e paralisia dos músculos dos olhos;
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff – sintomas: amnésia, perda de memória e alucinações;
  • Beribéri – sintomas: desordem mental, perda de apetite, fraqueza, dor nos membros, falta de ar e pés e pernas inchados.

Por fim, é preciso também relembrar a associação feita entre o alcoolismo e a deficiência dessa vitamina. Basicamente, ela é mais dificilmente absorvida pelo corpo quando uma grande quantidade de álcool é consumida frequentemente. 

Fontes de tiamina

Cloridrato de tiamina: Para o que serve?

O medicamento é destina-se ao tratamento e prevenção de Beribéri, síndrome de Wernicke-Korsakoff, neurites e polineurites (como tratamento adjuvante), necessidades aumentadas de vitamina B1 (gravidez, amamentação, pessoas idosas), neurites e cardiomiopatia causadas por consumo excessivo de álcool.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela