Folhas de batata-doce: Benefícios e como usá-las

Alimentação Bem-estar
16 de Setembro, 2020
Folhas de batata-doce: Benefícios e como usá-las

Normalmente descartadas, as folhas de batata-doce, um tubérculo bastante nutritivo, são também fontes de propriedades importantes para a saúde. Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, as folhas são ricas em vitaminas, especialmente K e A, e minerais, além de ajudarem a manter o sistema imunológico funcionando a todo vapor.

Benefícios das folhas de batata-doce

Imunidade fortalecida

Ricas em vitamina C, naturalmente anti-inflamatória, as folhas de batata-doce ajudam a fortalecer a imunidade, assim, o corpo está melhor protegido e menos propenso a ser impactado por doenças e inflamações. Ainda, a vitamina C atua no combate a ação dos radicais livres, principais responsáveis pelo estresse oxidativo, ou seja, um dos causadores de envelhecimento precoce.

Metabolismo saudável e acelerado

O metabolismo é responsável pelas transformações bioquímicas que ocorrem dentro de uma pessoa. Portanto, sua saúde é essencial. Uma das vitaminas mais importantes para a saúde metabólica é a vitamina B2 (riboflavina), que é muito presente nas folhas de batata-doce.

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Ossos fortes e saudáveis

Também contêm grande quantidade de cálcio e vitamina K, alguns dos nutrientes mais importantes para a saúde óssea. Basicamente, ambos trabalham para combater o enfraquecimento dos ossos e problemas como a osteoporose.

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Controle da glicemia

O baixo índice glicêmico das folhas de batata-doce ajuda no controle da glicemia, ou seja, do nível de açúcar no sangue. Assim, seu consumo pode prevenir a hiperglicemia (excesso de açúcar) e o possível diagnóstico de diabetes.

Protegem a saúde do coração

A vitamina K presente no alimento, essencial para a saúde dos ossos, também é importante para a saúde cardiovascular. Em resumo, ela ajuda no controle da pressão arterial, reduz inflamações e previne a calcificação das artérias – o que poderia causar ataques cardíacos.

Como consumir as folhas de batata-doce

  • Refogadas ou cozidas
  • Caldos e sopas
  • Sucos, vitaminas e smoothies
  • Quiches e tortas
  • Saladas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

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