Como o cozimento afeta os nutrientes da comida

Alimentação Bem-estar
28 de Novembro, 2019
Como o cozimento afeta os nutrientes da comida

Sabia que o jeito como você cozinha a sua comida pode afetar os nutrientes presentes nela? Isso mesmo, o modo de cozimento afeta os nutrientes da comida. Entretanto, cada método de cozimento tem diferente efeito.

Cozimento x nutrientes

Primeiramente, cozinhar pode ser muito favorável para o processo de digestão e para a absorção de muitos nutrientes. Por exemplo, a digestão das proteínas de um ovo cozido é 180% melhor do que a de um ovo cru

No entanto, há métodos de cozimento que podem ser prejudiciais nesse sentido. Os seguintes nutrientes são prejudicados pelo cozimento:

  • Vitaminas solúveis em água: vitamina C e vitaminas do vomplexo B
  • Vitaminas solúveis em gordura: vitaminas A, D, E e K
  • Sais minerais: potássio, magnésio, sódio e cálcio

Métodos de cozimento em água

Alguns métodos de cozimento podem afetar mais que outros os nutrientes dos alimentos. Saiba quais são esses:

Alimentos escaldados

Um alimento escaldado é aquele que foi cozido em água na temperatura de 82°C. Essa não é a pior opção no quesito perda de nutrientes. Entretanto, é importante lembrar que não há método em que 100% dos nutrientes serão mantidos.

Alimentos fervidos em fogo baixo

Cozidos em uma temperatura de aproximadamente 85–93°C, esses alimentos fervem em fogo baixo.

Alimentos fervidos em fogo alto

Em uma temperatura de aproximadamente 100°C, esses alimentos são aqueles que mais tendem a perder nutrientes durante o cozimento. Devido à alta temperatura da água, os nutrientes costumam se perder com facilidade, especialmente a vitamina C dos vegetais. Isso se deve principalmente ao fato da vitamina ser solúvel em água e muito sensível à temperatura. A vitamina B tem um comportamento muito similar.

Entretanto, esses métodos tem pouco efeito sob os ômegas-3.

Leia também: Dieta dos Nutrientes: O que é e como fazer

Métodos de cozimento na grelha

Alimentos grelhados

Alimentos grelhados são aqueles cujo cozimento é feito de forma seca. Esse método é conhecido pelo bom sabor que rende aos alimentos. Estima-se que cerca de 40% das vitaminas B e outros minerais se perdem quando os alimentos são grelhados.

Leia mais: Qual tipo de óleo é mais saudável para cozinhar?

Cozimento em microondas

Com certeza, o método de cozimento mais versátil, rápido e fácil é esse. Não só, estudos já mostraram que o cozimento pelo microondas é o melhor método para reter o potencial antioxidante do alho e de cogumelos.

Esses são os principais métodos de cozimento e os que mais geram dúvidas, entretanto, não são todos. Para escolher qual o melhor para você, há alguns fatores para serem levados em consideração, portanto, pense sempre na sua saúde e na qualidade da comida.

Leia também: Cru ou cozido? Saiba qual é a melhor forma de consumir certos alimentos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!