Ácido málico: O que é e quais os benefícios

24 de abril, 2020

O ácido málico é uma substância naturalmente encontrada em alimentos, especialmente frutas como a maçã e a pera. Além de poder ser consumido por meio da alimentação, ele pode ser encontrado em produtos cosméticos. Assim, é produzido naturalmente pelo organismo quando carboidratos são convertidos em energia. 

Ácido málico: Benefícios

Pele jovem e firme

Quando aplicado sobre a pele, o ácido málico promove a redução dos sinais de idade, a remoção de células mortas, além de ser usado no tratamento da acne. Além disso, mantém a pele hidratada e, consequentemente, com sua aparência jovem e firme. Além disso, esse ácido também está ligado à produção de colágeno no corpo. Portanto, ajuda a manter a firmeza da pele, e também pode reverter o aparecimento de manchas na pele provocadas pela luz solar. 

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Combate a fadiga

Quando consumimos alimentos que contém esse ácido é possível combater a fadiga e melhorar sua performance física, sendo assim, ele rende energia para o corpo. Mas, no caso de atletas, é geralmente consumido na forma de suplementos. Ou seja, especialmente quando combinado à creatina. 

Leia também: Hábitos alimentares que fazem você se sentir mais cansada

Protege a saúde dos rins

No organismo, o ácido málico é precursor do citrato – os sais do ácido cítrico. Ou seja, a importância disso é que o citrato é uma substância que previne que o cálcio, um mineral essencial, acumule-se nos rins. Como consequência, o acúmulo de cálcio nos rins poderá provocar a formação de cálculos renais, mais conhecidos como “pedras nos rins”.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos rins

Combate dores no corpo

Por fim, o ácido málico é importante para manter o corpo livre de dores, em especial a fibromialgia – dor e fraqueza muscular por todo o corpo. Além disso, ela costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor. Em suma, quando combinado ao magnésio, o ácido combate essas dores no corpo. 

Fontes de ácido málico

Possíveis efeitos colaterais do consumo de ácido málico

Quando consumido em excesso, o ácido málico pode provocar efeitos colaterais como diarreia, náusea e dores de cabeça. Porém, a dose apropriada pode depender de como você está usando o suplemento, sua idade, sexo e histórico médico. Portanto, fale com um especialista para obter conselhos personalizados.

Leia também: Ácidos fenólicos: O que são e como consumir

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo