4 dicas para evitar dor muscular depois do treino

Bem-estar Movimento
29 de Agosto, 2019
4 dicas para evitar dor muscular depois do treino

Se acordar com dor depois de malhar pesado é uma realidade para você, saiba que esse incômodo, apesar de comum, não precisa ser uma regra. 

A dor tem uma explicação: é uma reação inflamatória do músculo, que sofreu uma sobrecarga e, por consequência, micro lesões nas fibras musculares.

Porém, algumas práticas simples e fáceis de fazer em casa garantem uma recuperação rápida pós-treino – e sem ficar dolorido. Confira:

Leia também: Dicas para prevenir as cãibras

Tome um banho quente

Deixar a água quente do banho escorrer pelo corpo após o exercício é uma ótima tática para acelerar a recuperação. Isso porque, além de relaxante, o calor favorece a vasodilatação, que tem como consequência o aumento do fluxo sanguíneo e a circulação das células do sistema imune que atuarão no reparo do músculo.

Alongue-se

Mesmo não existindo evidências científicas que provam que os alongamentos podem aliviar a sensação dolorida da malhação, eles ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, removendo produtos do metabolismo que causam as dores.

Aposte nos alimentos certos

Anti-inflamatórios naturais como gengibre e açafrão podem ajudam a minimizar as dores, assim como os alimentos ricos em  ômega-3, como abacate, salmão, nozes e linhaça. Consumir proteínas e carboidratos imediatamente após o exercício também pode ajudar a reparar qualquer músculo danificado, uma vez que fornece os aminoácidos e glicose necessários para a síntese de proteínas (construção muscular).

Descanse

A melhor receita para acabar com as dores musculares pós-treino é dar ao corpo o descanso que ele necessita para se recuperar. A dor é um fator protetor, se alguma parte do seu corpo dói é um alerta para proteger a região e não forçar mais para não machucar. Para dar o tempo para o músculo se recuperar, é importante intercalar treinos: se segunda-feira você malhou braço, deixe essa musculatura descansar no dia seguinte, treinando só perna.

Leia também: Exercício no frio queima mais calorias?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia