5 alimentos termogênicos que poderão te ajudar a perder peso no inverno
Os alimentos termogênicos apresentam potencial de aumentar a taxa metabólica e contribuir para a perda de peso. Para o inverno, podem ser opções ideais de consumo, visto que durante as baixas temperaturas o corpo humano necessita de mais energia para manter a temperatura corporal estável. Assim, os alimentos termogênicos ajudam no aumento da termogênese, isto é, o processo de produção de calor no corpo humano.
De acordo com o médico Dr. Christian Aguiar, especialista em Medicina Funcional e Integrativa, incluir alimentos termogênicos na dieta é uma estratégia complementar para a gestão do peso e a promoção da saúde metabólica, especialmente durante os meses de inverno. Dessa forma, ele listou cinco alimentos termogênicos para fazer parte da sua dieta do dia a dia.
Leia mais: 5 alimentos que aquecem o corpo nos dias frios (e como consumir)
5 alimentos termogênicos para consumir no inverno
1. Temperos
Alguns temperos, como cúrcuma, ou açafrão-da-terra, contém curcumina, que, além de termogênico, também possui propriedades anti-inflamatórias. A pimenta vermelha, por sua vez, é um potente termogênico que pode aumentar a queima de calorias.
A canela é outra excelente opção, pois ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e aumentar a taxa metabólica, sendo classificado como o melhor suplemento termogênico. Porém, ela exige certos cuidados. “Existem duas formas de canela: a cássia e a canela-verdadeira ou canela do ceilão”, explica o profissional da saúde.
De acordo com o especialista, a cássia, que é mais comum, é tóxica quando consumida em excesso e, por isso, só deve ser utilizada em pitadas, por exemplo, no café sem açúcar pela manhã. Já a canela-verdadeira ou do ceilão pode ser consumida em quantidades maiores, até 6 gramas ao dia.
“Uma boa sugestão termogênica é adicionar 1 colher de café de canela do ceilão a uma xícara de café sem açúcar e tomar 3 vezes ao dia, aliando dois excepcionais termogênicos”, orienta Dr. Christian.
2. Gengibre
O médico indica que essa raiz pode aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal. Além disso, o gengibre é um anti-inflamatório natural que auxilia na saúde geral do organismo. Uma ótima forma de utilizar o gengibre é ralado na comida, em chás, sopas, e sucos, ou mesmo em conserva.
3. Chás
Segundo Aguiar, o chá verde é rico em antioxidantes e cafeína, enquanto o chá de hibisco tem propriedades diuréticas. Ambos são excelentes opções para auxiliar na queima de gordura, além de ajudar a manter a termogênese.
A pessoa pode tomar chá verde pela manhã, em jejum, caso tolere. “Se houver algum desconforto digestivo, opte por tomar após o café da manhã. Essa é a melhor forma de ativar o metabolismo no início do dia”, afirma.
Afinal, a pessoa pode tomar chá verde com as refeições. Dessa forma ajudará a diminuir o índice glicêmico dos alimentos e reduzirá a absorção de carboidratos.
Leia mais: Receita de canja de galinha é low carb, emagrece e aumenta imunidade
4. Vinagre de maçã
Uma bebida de vinagre de maçã com água morna pode ser uma boa maneira de começar o dia. Isso porque o vinagre de maçã pode ajudar na digestão e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, além de atuar diretamente no fígado e melhorar a sua atividade, conforme o especialista. Basta diluir uma colher de sopa do vinagre em um copo de água morna.
No entanto, o vinagre pode ser melhor aceito em saladas, durante as refeições. Pessoas com esofagite e gastrite por excesso de secreção ácida podem não tolerar o vinagre e, se não tolerarem, não devem usar. E por fim, Dr. Christian não indica o consumo (não diluído) do vinagre na cavidade oral, pois sua acidez excessiva pode corroer o esmalte dentário.
5. Alimentos termogênicos: Óleo de coco
“Este alimento é rico em triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que são rapidamente absorvidos e usados como energia, ajudando a aumentar o metabolismo”, esclarece Dr. Christian.
Ele sugere utilizar o óleo de coco no preparo de alimentos, mas sem exageros devido ao excesso de calorias. Num contexto de emagrecimento onde existe um déficit calórico, o óleo de coco aumentará o metabolismo se comparado à mesma proporção de outras gorduras, além de diminuir o apetite, melhorar o foco e a imunidade.
Fonte: Dr. Christian Aguiar, médico pós-graduado em Nutrologia. Atua com modulação hormonal e medicina funcional e integrativa.