Xilitol: saiba tudo sobre esse adoçante natural
Se você quer se alimentar bem e de forma saudável, já deve ter percebido que é preciso dosar a quantidade de açúcar. Em algumas dietas mais restritivas, a recomendação pode ser de redução drástica ou completa eliminação do açúcar convencional de mesa. No entanto, o xilitol, um tipo de adoçante natural, pode ser a solução ideal para trazer mais equilíbrio para a sua alimentação sem abrir mão daquele docinho pós almoço.
Descoberto há mais de 100 anos, o xilitol é muito utilizado pela indústria alimentícia. O seu poder adoçante pode ser equiparado ao da sacarose, e apresenta benefícios como baixo teor calórico, baixo potencial de elevar a glicemia e sabor neutro, isto é, não apresenta residual amargo.
Veja também: Dieta FODMAP: o que é, como fazer e cardápio
O que é xilitol
Com um gosto semelhante ao do açúcar tradicional, o xilitol é um composto natural extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. No entanto, o xilitol em pó, que é facilmente encontrado em supermercados, têm como principal composto de extração, o milho. Por ser menos calórico, o xilitol conquistou uma grande parcela da população, especialmente aqueles que buscam manter uma dieta mais balanceada. Ademais, possui diversas propriedades para o organismo.
Se comparado ao açúcar normal, o valor calórico do xilitol é 40% menor. Desse modo, pessoas com diabetes também podem fazer uso do adoçante. Portanto, mesmo sendo industrializado, o adoçante natural é uma opção mais saudável do que o açúcar refinado tradicional. A seguir, confira outros benefícios:
- Possui cor branca, semelhante ao açúcar convencional;
- Não possui aroma;
- Quando submetido a um aquecimento superior a 120°C, passa pelo processo de caramelização (o que pode ser uma ótima opção para receitas como pudim);
- É bastante solúvel em água.
Benefícios do Xilitol
Desde um estudo realizado em Turku, na Finlândia, que avaliou a eficácia do xilitol na redução da placa dentária em 1970, esse tipo de adoçante tem sido amplamente pesquisado e aceito globalmente como um composto natural que é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pela Academia Americana de Odontopediatria.
Esse estudo aponta que há menor ocorrência de cáries naqueles que fazem uso do xilitol em detrimento do açúcar convencional. Além disso, outros benefícios do adoçante natural são:
- Recomendado em dietas de perda de peso;
- Oferece menos calorias do que o açúcar branco refinado;
- Não aumenta os níveis de açúcar no sangue;
- O xilitol tem gosto residual, se comparado ao adoçante aspartame;
- É útil em diversas receitas doces;
- Seu sabor é praticamente idêntico ao açúcar comum.
Veja também: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?
Para quem o xilitol é indicado?
O adoçante natural traz uma boa notícia especialmente para as pessoas que têm diabetes, já que o xilitol pode ser utilizado em substituição ao açúcar normal pois não eleva o índice glicêmico. Além disso, o xilitol também é indicado para pessoas que desejam emagrecer e ter dietas um pouco mais flexíveis. Porém, neste caso também vale a máxima de que tudo em exagero pode fazer mal. Por isso, use o adoçante com moderação.
Cuidados no consumo do xilitol: o adoçante pode trazer problemas de saúde?
Assim como qualquer outro produto, especialmente aqueles denominados “saudáveis”, esse tipo de adoçante deve ser consumido com moderação. Por ser extraído das fibras das frutas, dos vegetais e de cogumelos, o xilitol pode ter forte efeito laxativo se consumido em excesso, ou seja, mais do que deveria.
Quando o consumo do adoçante natural não é feito adequadamente, pode causar desconfortos gastrointestinais como:
- Distensão abdominal;
- Gases;
- Náuseas;
- Diarreia.;
Além disso, por possuir um efeito adoçante tão potente quanto o açúcar convencional, o xilitol pode ser facilmente associado ao ganho de peso exacerbado – caso consumido excessivamente. Portanto, não vale achar que está consumindo algo “saudável” e, por isso, pode consumir sem moderação.
Vale salientar também que muitas vezes, o adoçante é extraído da fibra do milho que, comumente, é um produto transgênico. Portanto, se você busca evitar esse tipo de alimento, recomenda-se a privação do consumo desse adoçante alternativo.
Apesar de ser um produto benéfico para a saúde, ele ainda é industrializado, ou seja, contém aditivos químicos que, em excesso, podem prejudicar a sua saúde. Portanto, aproveite os benefícios do xilitol da melhor maneira – equilibrada.
Dieta FOODMAP e Xilitol
A dieta FODMAP consiste em uma estratégia alimentar que exclui ou reduz o consumo de alimentos chamados de carboidratos altamente fermentativos para portadores da Síndrome do Intestino Irritável (SII). Pesquisas da Universidade Monash, na Austrália, indicam que a dieta com baixo teor de FODMAPs funciona em 75% dos casos.
Assim, o xilitol, tanto na sua forma in natura, quanto industrializado, deve ser evitado nesse tipo de dieta já que podem ser mal absorvidos por algumas pessoas. A seguir, confira os alimentos que podem conter xilitol e outros adoçantes que devem ser evitados por pessoas que possuem a Síndrome do Intestino Irritável:
- Alimentos naturais: frutas como maçã, damasco, pêssego, nectarina, pera, ameixa, ameixa seca, lichia, melancia, abacate e cereja. E vegetais como couve-flor, cogumelos e ervilhas;
- Industrializados: além do xilitol, adoçantes como manitol, maltitol, sorbitol, produtos com glicerina, eritritol, lactitol e isomalte também devem ser evitados.
No entanto, vale reforçar que a lista de alimentos FODMAPs contém muitos ingredientes saudáveis e importantes para o organismo. Portanto, cortar todos de uma vez do cardápio não é indicado, já que pode trazer prejuízos para a nossa alimentação — e, consequentemente, para a nossa saúde.
Por isso, recomenda-se retirar os FODMAPs que fazem parte da dieta aos poucos e em fases, e ir adicionando os grupos alimentares novamente depois. O intuito é observar quais fazem bem, e quais geram os sintomas desagradáveis.
Principais dúvidas sobre o xilitol
Xilitol ajuda a emagrecer?
Por ser um adoçante natural, o xilitol ajuda no emagrecimento especialmente para pessoas com obesidade ou problemas metabólicos, já que permite uma substituição menos calórica do que o açúcar tradicional. Porém, vale ressaltar que o xilitol é apenas uma das escolhas saudáveis que se deve fazer. Atrelado a isso, outros hábitos saudáveis devem ser implementados para uma vida mais saudável.
Qual é o sabor do xilitol?
O sabor do xilitol é semelhante ao açúcar tradicional, sendo que as diferenças são quase imperceptíveis. Além disso, o adoçante natural também deixa um efeito refrescante no paladar, ou seja, é levemente mentolado e sem sabor residual.
Para que serve o xilitol?
O adoçante natural pode adoçar bebidas como café, chás e sucos. Além disso, o xilitol também é um excelente substituto de receitas em geral, sejam elas quentes ou frias, como receitas de bolo, pudim, cocada, entre outros.
Pode consumir xilitol todos os dias?
Sim, o xilitol pode ser consumido todos os dias em diversas preparações, desde que a dose não ultrapasse a a recomendação de 60g por dia. Caso a quantidade seja acima da recomendada, é possível que o adoçante natural tenha efeito laxativo.
Xilitol é low carb?
Em dietas low carb, o xilitol é recomendado com um substituto do açúcar tradicional por apresentar um baixo índice calórico e possui um índice glicêmico dez vezes menor que o açúcar comum.
Receita de doce com Xilitol: Rabanadas
Ingredientes:
- 2 xíc. (chá) de leite condensado diet;
- 2 xíc. (chá) de leite desnatado;
- 6 col. (sopa) de xilitol em pó;
- 3 ovos médios;
- 1 col. (chá) de essência de baunilha;
- 1 col. (sopa) de canela em pó.
Modo de preparo:
Primeiramente, no liquidificador, bata todos os ingredientes. Passe cada fatia de pão nessa mistura, deixando absorver bastante. Com cuidado, coloque as fatias de pão bem molhadinhas em uma frigideira antiaderente ou em uma assadeira untada com margarina light e enfarinhada. Se for fazer na frigideira, apenas coloque em fogo baixo e deixe até que doure. Em seguida, vire e deixe dourar do outro lado.
Por fim, caso faça na assadeira, coloque para assar em forno a 180°C por aproximadamente 30 minutos ou até que doure. Por fim, retire e polvilhe adoçante com canela previamente misturados.
Programas Vitat