Vitamina F: O que é e quais os benefícios de consumir

8 de maio, 2020

A vitamina F não exatamente uma vitamina, apesar de ser mais conhecida por esse nome. Na verdade, é a junção de duas gorduras: o ácido alfa-linolênico (ALA) e o ácido linoléico (LA). 

Basicamente, esses são dois ácidos graxos essenciais que não são produzidos pelo corpo, portanto, devem ser adquiridos pela alimentação.

O que compõe a vitamina F

Os ácidos graxos que compõem a chamada vitamina F são do tipo ALA e LA. A princípio, o ácido ALA é parte da família do ômega-3 e o LA, do ômega-6. Ambos são essenciais para a saúde do corpo e cumprem diversas funções no organismo. Felizmente, diversos alimentos contêm esses ácidos graxos em sua composição.

Leia mais: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem

Benefícios da vitamina F para a saúde

Protege a saúde do cérebro e do coração

Os ácidos graxos popularmente conhecidos pelo nome de vitamina F estão muitos ligados à saúde do cérebro, pois são fundamentais para a manutenção das membranas celulares, que protegem as células do corpo, e especialmente do sistema nervoso central. Além disso, segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o consumo rotineiro de alimentos ricos em vitamina F reduz em 21% o risco de morte por doença cardíaca.

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Importante para a saúde dos olhos

Além do cérebro, os olhos também se beneficiam do consumo dessa vitamina. Dessa forma, por estar associado à formação das membranas celulares, é essencial para a saúde da retina do globo ocular. 

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos olhos

Fortalece a imunidade

A ingestão de ômega-3 está ligada ao alívio de processos inflamatórios no corpo. Dessa forma, é possível que doenças sejam prevenidas, uma vez que a imunidade é fortalecida na ausência de inflamações no corpo.

Regulação hormonal e melhora do humor

Não só, o consumo dos ácidos graxos está relacionado à melhor regulação dos hormônios e, como consequência, melhora do humor. Dessa forma, ajuda a melhorar os sintomas de depressão e ansiedade.

Leia mais: Alimentos que melhoram o humor e a disposição

Alimentos ricos em vitamina F

Leia mais: As melhores opções de gorduras boas para colocar no prato

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo