Vinagre de maçã com mel: para que serve e como usar

Alimentação Bem-estar
14 de Dezembro, 2021
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Vinagre de maçã com mel: para que serve e como usar

De tempos em tempos, a gente ouve falar de combinações de alimentos que prometem a cura para quase todas as nossas doenças. Geralmente, as receitas podem até trazer algum benefício ou outro, mas elas não são milagrosas. É o caso do vinagre de maçã com mel, utilizado por muitos para fortalecer a imunidade e até perder peso. Saiba mais:

O que o vinagre de maçã com mel promete

Quem faz uso do vinagre de maçã com mel para emagrecer geralmente toma a bebida em jejum, logo ao acordar. Teoricamente, ela serviria para diminuir a glicose no sangue (assim como reduzir o índice glicêmico da refeição que virá em seguida) e acelerar o metabolismo, promovendo a queima da gordura corporal.

Além disso, a combinação geralmente é feita para amenizar os sintomas de gripes e resfriados. Isso porque o mel tem funções antibacteriana, anti-inflamatória, analgésica, relaxante e expectorante.

Leia também: Chá de agrião com mel: Para que serve e como fazer

Mas o vinagre de maçã com mel funciona?

Realmente, o vinagre de maçã tem todos os efeitos citados acima com relação à glicemia — e mais: ajuda a equilibrar a pressão arterial e contribui para a digestão. Assim como o mel é benéfico para a nossa imunidade, e rico em vitaminas C e E e polifenóis.

Contudo, algumas ressalvas precisam ser feitas sobre a receita: vale lembrar, por exemplo, que uma única colher de sopa de mel concentra cerca de 70 calorias (o que é considerado muito) e cerca de 17 gramas de açúcar – mais da metade da recomendação diária. Ou seja, quem deseja emagrecer não pode exagerar na dose.

Outro grande mito existente é o método de consumo do vinagre de maçã com mel: você não precisa ingerir os dois ingredientes juntos e muito menos em jejum para obter os benefícios desses alimentos. Enquanto o vinagre de maçã, por exemplo, vai bem para temperar saladas, o mel pode ser usado em frutas e iogurtes.

Vale lembrar, por fim, que não existem receitas milagrosas: o grande segredo para um corpo forte ainda é manter hábitos saudáveis (e isso inclui alimentação adequada, prática de exercícios físicos e sono de qualidade).

Leia também: Água morna com mel (em jejum) emagrece? Para que serve?

Cuidados adicionais

O vinagre de maçã deve ser diluído em água, uma vez que pode danificar o esmalte dos dentes. Ademais, você não pode passar de 20 ml por dia. Caso contrário, há um aumento dos riscos de hipoglicemia, perda de nutrientes e formação de toxinas no organismo.

O mel, por outro lado, deve ficar em uma (no máximo duas) colheres de sopa, já que seu consumo exagerado pode levar ao sobrepeso, ao diabetes e à cárie dentária. Também é comum o aparecimento de desconfortos gastrointestinais (como diarreia) em quem excede a quantidade indicada. Crianças menores de três anos não podem comer mel.

Para finalizar, não esqueça que o vinagre de maçã com mel não substitui uma ida ao médico e muito menos um tratamento medicamentoso prescrito pelo especialista.

Leia também: Água com gengibre emagrece? Benefícios e como preparar a bebida

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!