Tipos de banana: quais são os mais comuns? Veja diferenças e benefícios!
Na hora de escolher banana no supermercado, é normal ficar confuso. Afinal, o que não faltam são tipos de banana para escolher. Tem a prata, a nanica, a maçã, a banana-da-terra, entre outras. Mas afinal, qual é a diferença entre elas? Qual é mais indicada, por exemplo, pra quem está fazendo dieta para emagrecer? E qual é melhor para usar em receitas? Veja, agora, as principais variedades dessa frutinha e como escolher a ideal.
Leia mais: Fiapo da banana é comestível e rico em fibras. Veja dica de preparo
Tipos de banana: quais são os mais comuns?
Banana nanica
Também conhecida como banana-d’água, é a variedade mais comum no Brasil. Possui casca amarela quando madura e polpa macia e doce. Cada porção tem 98 kcal e 373 mg de potássio. É ligeiramente laxante, ou seja, não prende o intestino como as demais bananas. Além disso, essa variedade é fonte de magnésio e potássio. Por isso, é ideal para quem pratica atividades físicas intensas.
Banana prata
É uma banana de tamanho médio com casca verde que amadurece para um amarelo claro. Tem uma polpa doce e suave. Com 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio, é uma das menos calóricas e de maior durabilidade. Por isso, é uma das mais indicadas em dietas cujo objetivo é emagrecer. Sua polpa é bem consistente e pouco doce, o que faz dela o tipo ideal para confecção de doces como a bananada
Banana maçã
Essa variedade tem um sabor doce e uma textura mais firme. A casca é amarela com manchas vermelhas e a polpa é branca. Assim como a banana prata, possui 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio.
Como prende o intestino, não é recomendada para pessoas com prisão de ventre. Essa variedade é boa para preparar doces e salada de frutas, pois não escurece (oxida) com facilidade. De todas as outras, é a que apresenta maior teor de proteínas. Além disso, apresenta fósforo e manganês, que fortalecem os dentes e os ossos.
Tipos de banana: ouro
Tem um sabor doce, por isso, é uma excelente opção para fazer sobremesas. A banana-ouro é a menor das espécies produzidas no Brasil, tendo aproximadamente 10 centímetros. Cada unidade tem cerca de 40 gramas, com 44,8 Kcal. Este tipo de banana também é excelente para ser consumida in natura, já que tem um uma polpa doce e perfumada. Além disso, essa variedade de banana é rica em magnésio, mineral responsável pela manutenção da boa saúde arterial e óssea.
Banana-da-terra
É uma variedade maior e mais firme, com casca verde que pode ficar preta quando madura. É usada principalmente em pratos cozidos, como em moquecas e farofas, ou frita. Com 115 kcal a cada 100 g e 462 mg de potássio, é a variedade de maior tamanho (podendo chegar até 26cm e meio quilo) e com a maior concentração de vitaminas A e C.
Além disso, é a que contém maior teor de carboidrato. Também contém tiamina, isto é, vitamina B1, responsável por fornecer energia ao nosso corpo.
Tipos de banana: como conservar
Armazene em um lugar fresco
As frutas devem ser mantidas a cerca de 12°C para a cor amarelinha da casca durar mais tempo. O problema é que isso é mais quente que o interior das geladeiras, mas mais frio que a maioria dos balcões de cozinha.
Por isso, vale levar em conta a temperatura no dia: se estiver muito calor, refrigere o alimento. Por outro lado, se o tempo estiver fresco, pode deixar a sua banana em um local arejado e longe da luz solar.
Não deixe perto de outras frutas
Colocar o seu cacho na fruteira, perto de outras frutas que liberam gás etileno (abacate, pêssego, tomate, maçã e figo, por exemplo) acelera ainda mais o processo de amadurecimento.
Embrulhe as hastes em plástico
O gás etileno é liberado no caule das bananas. Por isso, uma boa dica é embrulhar essa parte em plástico, ou arrancar.
Tipos de banana: Coloque na geladeira
Quanto mais baixas forem as temperaturas, mais lento será o processo de amadurecimento. Isso pode escurecer a casca da banana, mas na verdade é apenas uma mudança na pigmentação — a fruta dentro dela não será afetada.
Esprema frutas cítricas
Se a sua banana já estiver descascada e picada, você pode desacelerar o processo de oxidação espremendo um pouco de frutas cítricas (como limão, laranja, maracujá ou abacaxi) nos pedacinhos. A sua salada de frutas com certeza ficará mais saborosa.
Leia também: Biomassa de banana verde: O que é e receita
Congele
Mas se você precisar de ainda mais tempo, congelar é uma ótima opção. Descasque primeiro, corte as bananas na espessura desejada e coloque em um pote hermético. Por fim, basta levar ao freezer.
Tipos de banana: afinal, como escolher?
Todas as variedades de bananas são saudáveis, pois são uma excelente fonte de nutrientes importantes. No entanto, existem algumas diferenças nutricionais entre as variedades.
Em geral, as bananas são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras. Elas contêm vitamina C, vitamina B6, potássio, magnésio e fibras dietéticas. Além disso, as bananas são naturalmente livres de gordura e colesterol.
No entanto, vale ressaltar que a composição nutricional pode variar ligeiramente entre as variedades de bananas. Por exemplo, as bananas verdes (bananas verdes, bananas-da-terra) tendem a ser um pouco mais ricas em amido resistente, que é uma forma de fibra que pode ter benefícios para a saúde intestinal. Já as bananas maduras têm um teor ligeiramente maior de açúcar e um sabor mais doce.
No final das contas, a escolha da banana mais saudável depende das necessidades e preferências individuais. O mais importante é incluir bananas, independentemente da variedade, em uma dieta equilibrada e variada, juntamente com outros alimentos saudáveis. Dessa forma, você aproveitará os benefícios nutricionais das bananas, independentemente do tipo que escolher.
Leia mais: Bolo de banana fit: como fazer e benefícios