Chá de casca de abacaxi: Benefícios e como preparar

Alimentação Bem-estar
30 de Julho, 2020
Chá de casca de abacaxi: Benefícios e como preparar

O chá de casca de abacaxi pode ser preparado em casa e evita que a casca da fruta, tão nutritiva, seja desperdiçada, além de promover diversos benefícios para a saúde de quem o toma.

A bebida promove ação diurética, além de ser rica em diversas vitaminas. Além disso, pode ser incrementada com ingredientes como a canela, hortelã ou gengibre, que tornam o suco ainda mais saudável. Segundo o Ministério da Saúde, a casca do abacaxi tem 38% a mais de vitamina C do que a polpa.

Benefícios do chá de casca de abacaxi

abacaxi chá de casca de abacaxi

Ajuda a desintoxicar o organismo

Além de diurético, o chá também ajuda na desintoxicação do organismo. Ou seja, ele ajuda na eliminação de toxinas forma natural, o que diminui inflamações e até o aparecimento de acne. Também beneficia a circulação sanguínea.

Leia também: Mitos da dieta detox: Conheça os principais

Fortalece a imunidade

Fonte de vitaminas, a exemplo da vitamina C, e antioxidantes, o abacaxi é uma fruta excelente para quem deseja fortalecer a imunidade. Não diferentemente, o chá feito a partir de sua casca promove o mesmo efeito. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardíacas, respiratórias e melhora também o colágeno da pele.

Ajuda na digestão

O chá de casca de abacaxi também pode ajudar o processo digestivo, principalmente devido ao fato de ser altamente hidratante. Assim, é por isso que essa bebida é tida como uma aliada da perda de peso, afinal, ao beneficiar a digestão, há perda de peso quando o inchaço abdominal é perdido.

Repõe eletrólitos após a atividade física

Correu ou fez algum exercício que suou bastante? O potássio presente no abacaxi e em sua casca fornece os eletrólitos perdidos durante o treino. Inclusive, pode ser consumido durante o esforço físico para garantir o aporte de potássio. Assim, evita-se a fadiga precoce e suas consequências, como câimbras.

Como preparar o chá de casca de abacaxi

  • Ingredientes necessários: Casca de 1 abacaxi e 1 litro e meio de água fervente
  • Ingredientes opcionais: Canela, cravo, gengibre, hortelã, açúcar ou adoçante

Leia também: Casca de laranja: Benefícios e como consumir

Que tal incluir os benefícios do chá de abacaxi no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Digestão, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora da digestão. Sua composição contém hortelã, abacaxi, gengibre, alecrim, carqueja e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais