Casca de laranja: Benefícios e como fazer chá de casca de laranja

14 de fevereiro, 2020

As laranjas são uma das frutas mais populares do mundo. No entanto, as cascas da fruta são geralmente removidas e descartadas antes que seja comida. Mas, o que pouca gente sabe é que a casca de laranja contém nutrientes importantes e devem ser comidas em vez de jogadas fora.

Casca de laranja: Benefícios e como fazer chá de casca de laranja

Assim como a própria fruta, a casca de laranja também é rica em diversos nutrientes, incluindo fibras, vitamina C e compostos vegetais como polifenois.

De fato, apenas 1 colher de sopa (6 gramas) de casca fornece 14% do valor diário (VD) de vitamina C – quase 3 vezes mais que a polpa. A mesma porção também contém cerca de 4 vezes mais fibras. 

Estudos mostram que dietas ricas em vitamina C e fibras beneficiam a saúde digestiva e do coração e podem proteger contra certos tipos de câncer. 

A casca de laranja também contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Da mesma maneira, é rica em compostos vegetais chamados polifenois, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.

Além disso, quase 90% dos óleos essenciais com o ingrediente são compostos de limoneno, um produto químico natural que foi estudado por suas propriedades anti-inflamatórias e anticâncer, inclusive contra o câncer de pele.

Como consumir

Usando uma faca ou um descascador de legumes, as cascas de laranja podem ser cortadas em tiras finas e adicionadas a saladas, drinques e smoothies. Mas, para quem prefere um sabor mais doce, elas podem ser cristalizadas ou usadas ​​para fazer geleia.

Finalmente, as raspas de laranja são uma maneira fácil de incorporar quantidades menores de casca de laranja, adicionando-as ao iogurte, aveia, sobremesas, bolos, molhos para salada ou marinadas.

Leia também: Casca de limão: Benefícios que você precisa conhecer

Possíveis desvantagens da casca de laranja

Apesar dos benefícios nutricionais, comer casca de laranja também tem algumas desvantagens.

Pode conter resíduos de pesticidas

Os pesticidas são frequentemente usados ​​em frutas cítricas para ajudar a proteger contra mofo e insetos. Portanto, é recomendável lavar as laranjas em água quente para reduzir a quantidade de pesticidas ingeridos.

Difícil de digerir

Devido à textura resistente e alto teor de fibras, as cascas podem ser de difícil digestão. Como resultado, comê-las, especialmente pedaços maiores de cada vez, pode causar desconforto estomacal ou inchaço.

Leia também: Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.