Taurina: O que é, para que serve e benefícios

Alimentação Bem-estar
10 de Dezembro, 2020
Taurina: O que é, para que serve e benefícios

A taurina (ácido 2-aminoetanossulfónico) é um tipo de aminoácido encontrado naturalmente no corpo humano. Mas, que se tornou um suplemento alimentar popular entre os praticantes de musculação, pois atua como um anti-inflamatório nos músculos. Não só, também há alimentos ricos nesse aminoácido.

No corpo, é mais encontrado nos músculos, inclusive no coração, cérebro e nos olhos. Além disso, é principalmente sintetizada a partir da metionina e da cisteína nos rins, pâncreas e, em menor quantidade, no próprio cérebro.

Leia mais: Aminoácidos essenciais: Conheça suas funções

Como a taurina atua no organismo

No organismo, está relacionada à função cognitiva e à saúde do cérebro. Além disso, ajuda no controle do nível de água e de minerais presentes na corrente sanguínea, assim facilitando a desintoxicação do corpo. Ainda, pode reduzir o impacto negativo dos radicais livres, assim, inibindo danos musculares, o envelhecimento precoce, reduzindo o estresse oxidativo e mais.

Benefícios da suplementação de taurina

Músculos saudáveis

Um dos motivos principais pelos quais a taurina passou a ser suplementada é sua ação protetora em relação aos músculos. Naturalmente antioxidante e anti-inflamatória, ela protege contra dores e danos de diversos tipos, também facilitando sua recuperação posterior aos treinos de musculação. Além disso, sua suplementação também favorece a hipertrofia (ganho de massa muscular).

Leia também: Suplemento DHEA: O que é, para serve e quais os benefícios

É um poderoso anti-inflamatório

Também merece destaque o potencial anti-inflamatório da taurina. Sua suplementação pode, portanto, garantir uma imunidade mais forte e um organismo mais protegido contra doenças de fundo inflamatório. Não só, ao combater a ação dos radicais livres (causadores do estresse oxidativo), ela beneficia a saúde e a aparência da pele e inibe, por exemplo, a proliferação de células cancerígenas.

Fortalece a saúde do coração

Ainda, o aminoácido age como um transmissor metabólico e ajuda a fortalecer as contrações cardíacas, ou seja, os batimentos do coração. Além disso, seu poder antioxidante também protege as células cardiovasculares de doenças.

Leia mais: HMB: O que é, como tomar o suplemento e benefícios

Ajuda no controle da fome

No sistema nervoso, a taurina atua diretamente no controle da leptina e insulina. Pois, a leptina é um dos “hormônios da fome” e está associada à saciedade. Por isso, sua síntese – estimulada pela taurina – ajuda no controle do apetite. Além disso, a ligação da taurina com a insulina garante um melhor controle da glicemia, ou seja, do nível de açúcar presente no sangue. Isso é especialmente favorável para pacientes de diabetes.

Leia também: Comer demais: Conheça os efeitos nocivos para a saúde

Alimentos ricos em taurina

camarão taurina

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva