Taurina: O que é, para que serve e benefícios
A taurina (ácido 2-aminoetanossulfónico) é um tipo de aminoácido encontrado naturalmente no corpo humano. Mas, que se tornou um suplemento alimentar popular entre os praticantes de musculação, pois atua como um anti-inflamatório nos músculos. Não só, também há alimentos ricos nesse aminoácido.
No corpo, é mais encontrado nos músculos, inclusive no coração, cérebro e nos olhos. Além disso, é principalmente sintetizada a partir da metionina e da cisteína nos rins, pâncreas e, em menor quantidade, no próprio cérebro.
Leia mais: Aminoácidos essenciais: Conheça suas funções
Como a taurina atua no organismo
No organismo, está relacionada à função cognitiva e à saúde do cérebro. Além disso, ajuda no controle do nível de água e de minerais presentes na corrente sanguínea, assim facilitando a desintoxicação do corpo. Ainda, pode reduzir o impacto negativo dos radicais livres, assim, inibindo danos musculares, o envelhecimento precoce, reduzindo o estresse oxidativo e mais.
Benefícios da suplementação de taurina
Músculos saudáveis
Um dos motivos principais pelos quais a taurina passou a ser suplementada é sua ação protetora em relação aos músculos. Naturalmente antioxidante e anti-inflamatória, ela protege contra dores e danos de diversos tipos, também facilitando sua recuperação posterior aos treinos de musculação. Além disso, sua suplementação também favorece a hipertrofia (ganho de massa muscular).
Leia também: Suplemento DHEA: O que é, para serve e quais os benefícios
É um poderoso anti-inflamatório
Também merece destaque o potencial anti-inflamatório da taurina. Sua suplementação pode, portanto, garantir uma imunidade mais forte e um organismo mais protegido contra doenças de fundo inflamatório. Não só, ao combater a ação dos radicais livres (causadores do estresse oxidativo), ela beneficia a saúde e a aparência da pele e inibe, por exemplo, a proliferação de células cancerígenas.
Fortalece a saúde do coração
Ainda, o aminoácido age como um transmissor metabólico e ajuda a fortalecer as contrações cardíacas, ou seja, os batimentos do coração. Além disso, seu poder antioxidante também protege as células cardiovasculares de doenças.
Leia mais: HMB: O que é, como tomar o suplemento e benefícios
Ajuda no controle da fome
No sistema nervoso, a taurina atua diretamente no controle da leptina e insulina. Pois, a leptina é um dos “hormônios da fome” e está associada à saciedade. Por isso, sua síntese – estimulada pela taurina – ajuda no controle do apetite. Além disso, a ligação da taurina com a insulina garante um melhor controle da glicemia, ou seja, do nível de açúcar presente no sangue. Isso é especialmente favorável para pacientes de diabetes.
Leia também: Comer demais: Conheça os efeitos nocivos para a saúde