DHEA: Como esse hormônio pode beneficiar a saúde?

Alimentação Bem-estar
02 de Dezembro, 2020
DHEA: Como esse hormônio pode beneficiar a saúde?

O DHEA, também chamado de desidroepiandrosterona e prasterona, é na verdade um tipo de hormônio esteroide naturalmente produzido pelo corpo humano, mas que pode ser suplementado a fim de retardar o envelhecimento e ajudar no emagrecimento. Além de ser naturalmente sintetizado pelas glândulas adrenais, ele pode ser encontrado em determinados alimentos, como soja e inhame.

Para que serve o suplemento DHEA

Previne a perda de massa magra

O suplemento DHEA é bastante utilizado por praticantes de atividades físicas, especialmente as mais intensas e cujo objetivo primário é o ganho de massa magra (hipertrofia), como é o caso da musculação. Basicamente, está ligado à síntese dos hormônios sexuais e, por isso, também pode impulsar a libido. No corpo, tem efeito parecido com o da testosterona. É por conta da testosterona que homens têm mais facilidade de ganhar massa magra em comparação com as mulheres.

Leia também: Suplemento 5-HTP: Afinal, para que serve?

Combate o envelhecimento precoce

Além disso, ele ajuda a evitar o envelhecimento precoce, por vezes causado por processos inflamatórios induzidos pelos radicais livres. Os radicais livres são os principais responsáveis pelo estresse oxidativo. Não só, o envelhecimento do organismo como um todo, mas principalmente o envelhecimento da pele, pode ser causado pelo excesso da liberação de cortisol, ou seja, o hormônio do estresse. Nesse sentido, a suplementação ajuda a controlar os níveis desse hormônio que também pode induzir o acúmulo de gordura corporal.

Fortalece a imunidade

Ainda, ele pode ter efeito positivo também sobre a imunidade. Sendo assim, seu poder anti-inflamatório garante uma imunidade mais fortalecida e um organismo mais protegido.

Protege a saúde cardiovascular

O coração também se beneficia dessa suplementação, especialmente por controlar a glicemia, ou seja, do nível de açúcar presente no sangue. Portanto, também é recomendado para pacientes de diabetes e para quem busca perder peso.

Contraindicações do suplemento do hormônio DHEA

  • Grávidas
  • Lactantes (fase de amamentação)
  • Crianças pequenas – menores de 6 anos

Leia mais: HMB: O que é, como tomar o suplemento e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!