Whey está caro: posso substituir por leite em pó?
Em agosto deste ano, o governo anunciou que iria zerar o imposto de importação sobre os suplementos alimentares e outros itens de nutrição esportiva. Mesmo com as mudanças, alguns produtos continuam caros e inacessíveis para muitas pessoas, o que faz com que elas busquem alternativas. É por isso que surge a dúvida: será que é possível substituir o whey protein por leite em pó? Confira a resposta:
Posso substituir o whey por leite em pó?
De acordo com Fran Petersen, formada em educação física e pós-graduada em nutrição esportiva, os dois alimentos são fontes de proteína provenientes do leite. Mas há uma diferença nutricional significativa entre eles.
“O whey protein é uma proteína que, quando extraída de modo isolado ou hidrolisado, contém a forma mais pura de aminoácidos, pois passa por um processo de filtração. Nele, são removidas a lactose e a gordura”, explica a especialista.
Por outro lado, o leite em pó, apesar de também ser uma fonte de proteína, carrega lactose, gordura e carboidratos. Portanto, pode ser menos interessante para quem tem o objetivo de emagrecer ou ganhar massa muscular — mesmo que ainda seja considerado um ingrediente saudável.
Além disso, essa diferença também impacta na rapidez com que o corpo assimila os nutrientes. “O whey protein isolado tem a absorção mais rápida do que o leite em pó, já que carrega apenas proteína em sua fórmula. A absorção do leite em pó é mais lenta, uma vez que contém outros ingredientes além da proteína. Portanto, não deve-se utilizar os dois produtos para a mesma finalidade”, complementa Fran.
Leia também: Batata está cara: como fazer purês deliciosos sem ela
Quando usar cada um?
Claro que isso não quer dizer que você deva excluir o leite em pó e só usar o whey na sua dieta — os dois produtos podem ter funções diferentes e importantes no cardápio. A profissional dá exemplos:
- No pós-treino, o ideal é ingerir proteínas de rápida absorção devido à alta biodisponibilidade do organismo para absorver nutrientes. Nesse caso, o whey é a melhor opção;
- Já em refeições nas quais a liberação do nutriente pode ser lenta, sem prejudicar a performance no treino, o leite em pó se torna uma ótima alternativa — lanche da tarde, por exemplo.
Fonte: Fran Petersen, personal trainer formada em educação física e pós-graduada em nutrição esportiva.