Whey está caro: posso substituir por leite em pó?

Alimentação Bem-estar
13 de Dezembro, 2022
Whey está caro: posso substituir por leite em pó?

Em agosto deste ano, o governo anunciou que iria zerar o imposto de importação sobre os suplementos alimentares e outros itens de nutrição esportiva. Mesmo com as mudanças, alguns produtos continuam caros e inacessíveis para muitas pessoas, o que faz com que elas busquem alternativas. É por isso que surge a dúvida: será que é possível substituir o whey protein por leite em pó? Confira a resposta:

Posso substituir o whey por leite em pó?

De acordo com Fran Petersen, formada em educação física e pós-graduada em nutrição esportiva, os dois alimentos são fontes de proteína provenientes do leite. Mas há uma diferença nutricional significativa entre eles.

“O whey protein é uma proteína que, quando extraída de modo isolado ou hidrolisado, contém a forma mais pura de aminoácidos, pois passa por um processo de filtração. Nele, são removidas a lactose e a gordura”, explica a especialista.

Por outro lado, o leite em pó, apesar de também ser uma fonte de proteína, carrega lactose, gordura e carboidratos. Portanto, pode ser menos interessante para quem tem o objetivo de emagrecer ou ganhar massa muscular — mesmo que ainda seja considerado um ingrediente saudável.

Além disso, essa diferença também impacta na rapidez com que o corpo assimila os nutrientes. “O whey protein isolado tem a absorção mais rápida do que o leite em pó, já que carrega apenas proteína em sua fórmula. A absorção do leite em pó é mais lenta, uma vez que contém outros ingredientes além da proteína. Portanto, não deve-se utilizar os dois produtos para a mesma finalidade”, complementa Fran.

Leia também: Batata está cara: como fazer purês deliciosos sem ela

Quando usar cada um?

Claro que isso não quer dizer que você deva excluir o leite em pó e só usar o whey na sua dieta — os dois produtos podem ter funções diferentes e importantes no cardápio. A profissional dá exemplos:

  • No pós-treino, o ideal é ingerir proteínas de rápida absorção devido à alta biodisponibilidade do organismo para absorver nutrientes. Nesse caso, o whey é a melhor opção;
  • Já em refeições nas quais a liberação do nutriente pode ser lenta, sem prejudicar a performance no treino, o leite em pó se torna uma ótima alternativa — lanche da tarde, por exemplo.

Fonte: Fran Petersen, personal trainer formada em educação física e pós-graduada em nutrição esportiva.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva