Sinusite: Alimentos que aliviam os sintomas

Alimentação Bem-estar
25 de Maio, 2020
Sinusite: Alimentos que aliviam os sintomas

A sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Entre seus sintomas, pode causar cansaço, tosse, febre, secreção nasal, dores de cabeça e mais. Entretanto, há alimentos que aliviam esses desconfortos e ajudam na recuperação do organismo. 

Tipos de sinusite

A princípio, há dois tipos de sinusite: a aguda, que pode ser desencadeada por um resfriado ou por alergias e pode desaparecer por conta própria, e a sinusite crônica, que causada por infecção. 

Sendo assim, no caso da sinusite aguda, não é necessário um tratamento específico, basta aliviar os sintomas por meio de remédios para dor, descongestionantes nasais e soro para lavagem nasal. Ainda, esses tratamentos podem ser também complementados por uma dieta com alimentos que ajudarão na recuperação do corpo

Leia também: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Melhores alimentos para aliviar os sintomas da sinusite

Peixe e frutos do mar

Carne de peixe pode auxiliar no tratamento da sinusite pois, além de ser uma grande fonte de proteína e muitas vitaminas, ela contém enorme quantidade de ômega-3, um ácido graxo saudável e que reduz a inflamação no corpo.

Em especial, o salmão, a maioria dos frutos do mar e o óleo de fígado de bacalhau são ricos nesse nutriente. Portanto, ao reduzir a inflamação no corpo, torna-se mais fácil tratar a sinusite.

Leia mais: Melhores peixes para incluir na dieta

Folhas verdes

Folhas verdes, especialmente as mais escuras, como a couve e o espinafre são muito nutritivas. Por isso, principalmente ao enfrentar a sinusite elas são excelentes: são naturalmente anti-inflamatórias. Como a sinusite trata-se de um processo inflamatório, elas aceleram o tratamento.

Pimenta

A pimenta é também usada como medicamento natural. Além de ajudar na respiração, ela contém enorme quantidade de capsaicina, um composto químico e o componente ativo das pimentas e que ajuda no alívio da dor. Além disso, um estudo desenvolvido na Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, comprovou que suas propriedades ajudam no descongestionamento das vias nasais. 

Leia também: Quem come pimenta vive mais, diz estudo

Mel 

O mel é um clássico remédio natural para resfriados e para gripe. Ainda, não é diferente no caso da sinusite. Basicamente, por conter propriedades antibacterianas, facilita o tratamento da sinusite e alivia seus sintomas típicos, como o cansaço. Afinal, é fonte de energia e também ajuda a aliviar a tosse. Não só, a geleia real também é de grande ajuda nesse caso.

Leia mais: Mel com limão: Remédio para tudo ou lenda urbana?

Alho 

Também, o alho também já é velho conhecido dos tratamentos de problemas respiratórios, em especial por seu poder anti-inflamatório. Cheio de antioxidantes, é versátil e pode ser consumido na forma de chá, tempero ou até mesmo puro. 

Principais sintomas da sinusite

  • Congestão nasal;
  • Screção nasal;
  • Coriza;
  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse.
https://www.youtube.com/watch?v=bP8pXxq7Iq0

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros