Quem come pimenta vive mais, diz estudo

17 de dezembro, 2019

Sabia que comer pimenta pode ajudar a viver mais? Sim, estima-se que consumir a especiaria cerca de quatro vezes por semana faz com que o risco de morte seja reduzido. Como? Evitando doenças cardíacas e do cérebro, especialmente. 

Uma pesquisa na região italiana de Molise foi feita com cerca de 22 mil pessoas. Ao longo de oito anos, a saúde foi checada constantemente pelos especialistas. Além disso, analisaram também os hábitos alimentares dos voluntários.

Assim, concluíram que pessoas que comiam pimenta ao menos quatro vezes ao longo de uma semana possuíam 40% menos chance de sofrer, por exemplo, um ataque cardíaco. Também, a chance de ocorrência de um derrame caiu pela metade. 

Leia mais: Tipos de pimentas: Características e benefícios

Conclusivamente, é benéfico consumi-la, independentemente do restante de seus hábitos alimentares. Ou seja, fará muito bem, mas fará melhor ainda se alinhada a uma alimentação balanceada e nutritiva, certamente. 

Ademais, Marialaura Bonaccio, a líder do estudo, afirma que a pimenta possui efeitos protetores no organismo, o que independe dos demais hábitos e da dieta que o indivíduo segue.

Leia mais: Qual é a melhor dieta para emagrecer e ter saúde?

Em suma, a suspeita dos pesquisadores é de que isso se deva graças à capsaicina, um composto químico típico da pimenta. Pesquisas anteriores demonstraram que essa mesma substância está relacionada à um metabolismo mais acelerado naqueles que consomem pimenta com frequência.

Com certeza, dentre outros benefícios, possuir um metabolismo acelerado evita a obesidade, auxilia na perda de peso, bem como previne doenças cardiovasculares.

Leia também: Guia para manter o metabolismo acelerado

Felizmente, ela pode ser adicionada à nossa alimentação facilmente, visto que pode integrar as mais diversas receitas. Conheça algumas:

Receitas com pimenta

  • Pimenta em conserva
  • Batatas apimentadas
  • Cuscuz à paulista
  • Molhos diversos

Leia também: Receita de saint peter grelhado com mix de pimentas e ervas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo