Sementes inteiras ou trituradas: qual forma é melhor?

Alimentação Bem-estar
30 de Março, 2023
Sementes inteiras ou trituradas: qual forma é melhor?

As sementes são ótimos alimentos para equilibrar e regular as funções do nosso intestino. Conhecidas por complementarem uma alimentação saudável e deixarem o nosso organismo melhor nutrido, algumas merecem atenção especial. Mas será que você sabe qual é a melhor forma de consumo: se as sementes inteiras ou trituradas?

Leia também: Alimentação saudável na páscoa: nutricionista dá dicas para fazer boas escolhas

Semente não é só coisa de passarinho

Pequenos no tamanho, mas gigantescos em relação aos poderes e benefícios, esses notáveis alimentos viraram ingredientes responsáveis por turbinar a dieta e favorecer, até mesmo, um emagrecimento natural do corpo.

As afirmações são da médica pós-graduada em Nutrologia, Patrícia Santiago. “Sempre ouço a seguinte pergunta no consultório: ‘o melhor é consumir as sementes trituradas ou inteiras?’. Eu respondo ensinando sobre a digestão das aves. Assim, todo mundo sabe que os mamíferos possuem dentes, e os usam para triturar o alimento antes de engolir, não é verdade? A sua mãe já deve ter recomendado várias vezes: ‘filho, mastigue bem a comida antes de engolir, hein!’. Mas as aves são banguelas, ou seja, não possuem dentes e engolem o alimento sem mastigar”, afirma a especialista.

Para resolver o problema, esses animais lançam mão de uma estrutura inusitada. “Possuem uma solução alternativa aos dentes: o estômago é dividido em proventrículo e moela, sendo esse último um órgão muscular triturador. Após serem amolecidos no papo, os alimentos vão para o proventrículo, também chamado de estômago químico. No proventrículo, eles são misturados a enzimas digestivas e encaminhados para o estômago mecânico, conhecido como moela, onde são triturados”, explica.

Leia também: Truque da temperatura corporal para emagrecer

Sementes inteiras ou trituradas: eis a questão

Patrícia reforça ainda que as sementes possuem uma casca fibrosa. Ela é importante por ter muitas fibras, mas também reduz o contato das enzimas digestivas com os nutrientes presentes no interior do alimento, o que pode atrapalhar a absorção dos mesmos.

“Então, para usufruir dos benefícios, é necessário romper a ‘casca’ para que os nutrientes estejam disponíveis e possam ser absorvidos pelo organismo. Por isso, o ideal é triturar as sementes para obter a maior parte do nutrientes no processo de digestão”, confirma.

Contudo, é importante lembrar que esses alimentos apresentam teores elevados de gordura, por isso, podem estragar rapidamente quando armazenados de forma inadequada – isto é, em contato direto com a luz e o calor.

“Por exemplo, se você triturar a semente de linhaça para aproveitar melhor a liberação da gordura rica em ômega-3, a tendência é ocorrer a oxidação. Quando triturar ou bater a semente no liquidificador, o correto é consumir logo em seguida”, conta. Alguns sinais da oxidação incluem escurecimento do alimento, odor desagradável e rancificação, por exemplo.

Fontes de fibras, magnésio, selênio e gorduras saudáveis, as sementes melhoram a imunidade, regularizam o trato gastrointestinal e protegem o coração de doenças. “Podemos consumir em vários pratos, como saladas, bolos, pães, tortas ou somente com frutas. Aproveite e não esqueça de consumir água adequadamente”, falou.

Fonte: Patrícia Santiago, médica nutróloga especialista em emagrecimento e performance.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!