Truque da temperatura corporal para emagrecer funciona?

Alimentação Bem-estar
30 de Março, 2023
Truque da temperatura corporal para emagrecer funciona?

Algumas estratégias podem ajudar na perda de peso. O truque da temperatura corporal para emagrecer, por exemplo, é um deles. Nesse caso, beber água gelada em jejum, consumir alimentos termogênicos ou utilizar agasalho durante o treino são algumas das opções. Entenda como elas funcionam e se realmente ajudam a emagrecer.

Leia mais: Hábitos noturnos para emagrecer: veja o que incluir na rotina

Truque da temperatura corporal para emagrecer: quais são?

Primeiramente, é preciso entender o que é a termogênese. De acordo com Larissa Franco, nutricionista, trata-se da energia na forma de calor associada aos processos de metabolismo de um alimento. Por isso, uma das estratégias para emagrecer é o consumo de alimentos termogênicos. Eles apresentam maior dificuldade ao organismo de serem digeridos e metabolizados, então, seu consumo pode aumentar a perda de calorias na digestão.

Além disso, outras estratégias populares para emagrecer que envolvem a temperatura corporal são:

  • Utilizar agasalhos durante a atividade com o intuito de perder uma maior quantidade de suor, prática também utilizada em saunas;
  • Banheira de gelo (crioterapia): Algumas pessoas acreditam que essa prática pode levar ao emagrecimento e perda de gordura;
  • Beber água gelada em jejum, isto é, dar um “susto” no corpo.

Truque da temperatura corporal para emagrecer

Afinal, os truques para emagrecer funcionam?

Segundo Larissa, o uso de alimentos termogênicos podem sim auxiliar no emagrecimento, causando aumento do metabolismo pela sua digestão. Algumas opções são canela, chá verde e gengibre, por exemplo.

O uso de agasalhos e sauna, por sua vez, realmente promovem uma perda momentânea de suor. “Porém, o resultado em relação à queima de gordura não foi constatado”, aponta a nutricionista.

Sobre o uso da crioterapia, Larissa explica que a prática proporciona diversos benefícios em relação à prevenção de lesões articulares, melhora da imunidade e questões de inflamação muscular. Porém, em relação ao emagrecimento não existe nenhuma evidência.

E, para completar, será que beber água gelada em jejum realmente emagrece? Infelizmente não. Quando ingerimos água bem gelada, isto é, com menos de 5 graus, o estômago tem que gastar energia para aquecer a água e deixá-la perto da temperatura corpórea, que é de 36,5 graus. Então, sim, a água muito fria nos faz gastar mais energia. No entanto, não emagrece. Isso porque para aquecer meio litro de água gastamos apenas 17 calorias.

Como emagrecer de forma saudável?

Por fim, de acordo com a nutricionista, o ideal para se obter o emagrecimento é ter um plano alimentar adequado e individualizado em déficit calórico (menor consumo calórico em relação ao gasto diário). Além, é claro, da prática regular de atividades físicas.

Fonte: Larissa Franco, nutricionista. 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Como lidar com a solidão
Bem-estar Equilíbrio

Como lidar com a solidão?

Abrir espaço para novas experiências e adotar um animal de estimação são algumas das dicas

Molho, extrato e passata
Alimentação Bem-estar

Molho, extrato e passata: qual é a diferença?

Diferente do que algumas pessoas pensam, os molhos, extratos e passatas de tomate não são iguais. Veja as diferenças

pote de creatina virado de lado com um pó branco caído
Alimentação Bem-estar

Quais os benefícios da creatina para idosos?

O consumo de creatina por idosos geralmente é seguro e pode trazer inúmeras vantagens. Saiba mais sobre os cuidados