Hábitos noturnos para emagrecer: veja o que incluir na rotina

Alimentação Bem-estar Equilíbrio Sono
08 de Março, 2023
Hábitos noturnos para emagrecer: veja o que incluir na rotina

Perder peso é uma das metas mais cobiçadas pelas pessoas. No início do ano, muitos trabalham duro na academia e cuidam melhor da alimentação para atingir o objetivo. No entanto, boa parte negligencia o restante da rotina, sobretudo à noite. Alguns hábitos noturnos podem emagrecer e melhorar a qualidade do seu sono.

Afinal, é durante o descanso que nosso corpo “reorganiza” suas funções. Portanto, a privação de sono frequente pode atrapalhar a perda de peso, já que desestabiliza o metabolismo.

Veja também: Saúde mental no Brasil é a 3ª pior em ranking 

Hábitos noturnos para emagrecer: como ter uma rotina favorável para o sono

Na ayurveda, medicina indiana, nosso corpo possui horários específicos para cada tipo de atividade. Por exemplo, a recomendação é acordar junto com o nascer do sol, quando a energia está começando a despertar.

Já o horário do almoço, entre meio-dia e 14 horas, o corpo está no auge do funcionamento, o que favorece uma alimentação mais farta para as atividades vespertinas.

Por fim, à noite, a ayurveda indica o recolhimento, com tarefas mais tranquilas, pouca luz e conversa. Assim, o ciclo circadiano (ou relógio biológico) consegue entrar em perfeita sintonia com as 24 horas do dia.

Contudo, sabemos que a rotina proposta pela medicina milenar não é possível para muita gente. Afinal, cada um tem seu estilo de vida, compromissos e outras particularidades. Mas, ao ajustar o sono, conseguimos beneficiar nossa saúde, incluindo a perda de peso.

A seguir, reunimos alguns hábitos noturnos para emagrecer, com base no sistema indiano de saúde. Confira:

Evite treinos muito intensos

Mesmo que você tenha o costume de treinar à noite, pegar pesado no treino pode atrapalhar o sono. O motivo é que o corpo libera adrenalina e outros hormônios que promovem o estado de alerta. Como resultado, pode ser mais difícil dormir com facilidade.

Logo, o ideal seria dedicar o período a atividades mais tranquilas, como uma leve caminhada ao ar livre, alongamentos e yoga, por exemplo.

Se desconecte

A maioria das pessoas aproveita o tempo livre à noite para conferir as redes sociais ou assistir a notícias na televisão.

Embora seja uma forma de entretenimento, o contato excessivo com as telas compromete a ação da melatonina. O hormônio induz o sono, mas é sensível a estímulos como o de luzes e aparelhos eletrônicos.

Caso seja inevitável dar uma espiadinha na internet, limite o tempo de uso e desligue o aparelho duas horas antes de se deitar.

O mesmo vale para a televisão e outros dispositivos de sua casa. Ah, e se for assistir a TV, prefira filmes e programas amenos, que não abordem temas violentos ou perturbadores.

Apostar em alimentos leves: um dos melhores hábitos noturnos para emagrecer

A fome noturna é algo comum. Logo, muitas pessoas atacam a geladeira e consomem alimentos pesados, o que impacta não apenas a dieta, mas a qualidade do sono. Uma alimentação rica em gorduras, cafeína e açúcar sobrecarregam o organismo, que concentra suas forças no processo de digestão.

Portanto, isso traz problemas para o descanso, além de aumentar as chances de ter desconfortos abdominais: inchaço, gases, refluxo e outros problemas que interferem no descanso.

Prefira opções leves e de fácil digestão: sopas, vitaminas, saladas e alimentos sem gordura.

Beba pouca água e crie um ritual do sono

A hidratação é um hábito importantíssimo para a nossa saúde. No entanto, beber água e outros líquidos em excesso aumentará as idas ao banheiro de madrugada. Dessa forma, limite a ingestão para não picar o sono.

Além disso, definir um horário certo para se deitar, manter poucas luzes acesas, falar baixo e tomar um banho morno são exemplos que relaxam e avisam o corpo sobre a hora do descanso.

Se você vive com outras pessoas, incentive a família a participar dessa mudança, que será benéfica para todos.

Alinhe seu dia para uma boa noite

Nem sempre nossa programação sai do jeito como planejamos. Entretanto, ter uma rotina com hábitos fixos — hora de acordar, almoçar, treinar e estudar — são essenciais para desacelerar à noite. Por isso, se organize para melhorar seus hábitos e, dessa forma, dormir melhor e emagrecer.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais