Saúde mental no Brasil é a 3ª pior em ranking de 64 países

Bem-estar Equilíbrio
02 de Março, 2023
Saúde mental no Brasil é a 3ª pior em ranking de 64 países

A saúde mental dos brasileiros ficou com o terceiro pior índice em um levantamento realizado com 64 países. Os brasileiros ficaram à frente apenas das populações do Reino Unido e da África do Sul, e 11 pontos abaixo da média geral.

Os resultados são da pesquisa The Mental State of The World Report, encomendada pela organização sem fins lucrativos Sapien Labs e publicada na última quarta-feira (01/03). Além disso, o estudo também mostrou que o mundo ainda não recuperou o declínio geral do bem-estar causado pela pandemia de Covid-19.

Saúde mental dos brasileiros: como funcionou o levantamento

Para os resultados, os pesquisadores coletaram aproximadamente 408 mil respostas na internet de quase 500 mil pessoas que residem em todos os continentes do planeta (e em nove idiomas diferentes). Essa foi a terceira edição do relatório (a primeira incluindo o Brasil), cujo objetivo é traçar um panorama da saúde mental das nações.

Assim, cada entrevistado recebeu uma nota MHQ (quociente de saúde mental, em tradução livre). Ela ia de -100 a 200, sendo:

  • -100 a 0: indivíduo sofrendo ou lutando;
  • Acima de 100: tendo sucesso ou prosperando.

Nas entrevistas, foram analisados aspectos emocionais, sociais e cognitivos de cada voluntário. Por fim, os cientistas usaram esses dados para calcular uma média de cada país — esta, por sua vez, ia de 0 a 100.

Leia também: Ser feliz depende de quê? Estudo parece ter encontrado resposta

Conclusões

A população mundial recebeu um MHQ de 64, com 27% dos dos indivíduos registrando notas negativas e 38% com pontuações acima de 100. O número de participantes com registros positivos foi maior que o de pessoas com registros negativos. No entanto, esse percentual caiu bruscamente ao longo dos anos — em uma amostra menor feita em 2019, por exemplo, a nota MHQ havia sido 90. O percentual de pessoas sofrendo e lutando subiu de 14% para 27%.

“Em 2022, o bem-estar mental permaneceu o mesmo de 2021, não apresentando recuperação após o declínio substancial de dois anos associado à pandemia de Covid-19. Assim como no pico da pandemia, quase um terço da população ainda luta com sua saúde mental”, escreveram os autores.

Já o Brasil obteve um MHQ de 52,9, o terceiro menor dos países analisados. Por outro lado, as nações com as maiores pontuações foram Tanzânia (93,6), Panamá (88,2) e Porto Rico (88).

Referência: The Mental State of The World Report.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela