Alimentos para curar a ressaca pós-carnaval: conheça os principais
O carnaval é uma daquelas épocas do ano em que é comum o consumo de bebidas alcóolicas. Porém, algumas pessoas costumam exagerar na dose, causando a famosa ressaca após o carnaval. Por isso, conheça agora os melhores alimentos para curar a ressaca na época mais festiva do ano.
Leia mais: Cardápio detox de um dia para o Carnaval
O que é a ressaca e por que acontece
A ressaca ocorre pois, para absorver e metabolizar grande quantidade de bebida alcoólica, o organismo tem que se desdobrar. Por isso, acaba sobrecarregando outros órgãos no processo. O fígado, por exemplo, sofre mais por produzir as enzimas que ajudam na absorção do álcool. Além disso, demora a entender que deve parar de trabalhar.
Assim, quando o álcool já se foi, a concentração dessas enzimas, que são muito tóxicas, ainda é alta, o que gera um desequilíbrio. Do mesmo modo, o sistema nervoso, que se adequou a esse ritmo errado do corpo, tem uma crise de abstinência. O resultado geral é dor de cabeça, desidratação, enjoo, diarreia e extremo cansaço.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dose padrão para consumo de bebida alcoólica é de aproximadamente 10 a 12g de álcool puro, o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml) por dia. Assim, bebidas como uísque, vinho tinto, tequila e conhaque, por exemplo, causam ressacas piores do que o vinho branco, a cerveja ou as bebidas claras, como vodca ou gim. Contudo, não significa que essas últimas não provoquem o problema.
Melhores alimentos para curar a ressaca pós-carnaval
De acordo com Larissa Franco, nutricionista (SP), os melhores alimentos para curar a ressaca pós-carnaval são aqueles que possuem características diuréticas, como frutas e hortaliças. Confira os principais:
- Abacaxi: Possui 80% de água em sua composição, além de uma enzima chamada de bromelina, que ajuda na digestão das proteínas. Para quem abusou no churrasco e no álcool, pode fazer um suco de abacaxi com hortelã, por exemplo, pois alivia os sintomas mais rapidamente;
- Limão: Essa frutinha poderosa move a bile do fígado para o intestino delgado, ajudando na síntese de gorduras. Além disso, contém eletrólitos que fornecem reposição mineral depois da bebedeira;
- Melancia: É rica em L-citrulina, um nutriente que pode aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar o organismo a processar toxinas. Além do mais, o seu teor elevado de água colabora na hidratação;
- Melão: Grande parte da sua composição é água, o que ajuda muito na hidratação e no processo de eliminação de toxinas;
- Banana: Ajuda a diminuir a azia e ainda é rica em vitaminas e minerais;
- Folhas e hortaliças, como alface, agrião e pepino: Servem de base para os sucos detox, pois são ricas em nutrientes. Além disso eles também possuem substâncias anti-inflamatórias.
- Água de coco: é rica em eletrólitos, os quais são muito importantes para a cura da ressaca.
Além disso, de acordo com a nutricionista, a refeição pós-ressaca deve ser leve, rica em proteínas e livre de gorduras e carboidratos simples e de alto índice glicêmico.
Atitudes para curar a ressaca pós-carnaval
Além de investir nos alimentos citados pela nutricionista, confira algumas atitudes que contribuem para que a ressaca após o carnaval vá embora.
- Dormir pelo menos 8h de sono para a recuperação do organismo;
- Manter uma boa hidratação, bebendo, no mínimo 35ml de água por kg de peso corporal;
- Praticar atividade física aeróbica de intensidade leve a moderada.
Receitas para lidar com a ressaca pós-carnaval
De fato, não é nada legal estar com sintomas da ressaca. Dessa maneira, listamos receitas de sucos e shots que podem ajudar a tornar a sua recuperação mais rápida.
Suco de abacaxi com maçã e gengibre
Ingredientes
Modo de preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador. Por fim, sirva gelado.
Suco de hortelã
Ingredientes
- 1 ramo de hortelã
- 200 ml de água de coco
Modo de preparo
- Misture os ingredientes no liquidificador, bata e sirva gelado.
Shot de limão
Ingredientes
Modo de preparo
- Bata todos os ingredientes. Por fim, sirva gelado.
Leia também: O que comer antes para evitar a ressaca
Fonte: Larissa Cintra, nutricionista (SP).