O que comer antes para evitar a ressaca

31 de janeiro, 2020

Depois da bebedeira, a conta chega em forma de ressaca. Dor de cabeça, boca seca, náuseas e aquele mal estar em todo o corpo são os mais clássicos sintomas. Tais sinais aparecem porque a hidratação e o sistema nervoso são afetados por alterações sanguíneas causadas pelas bebidas. A boa notícia é que, felizmente, há alimentos que você pode comer para evitar a ressaca e seus efeitos.

O ideal é não consumir as bebidas alcoólicas em grandes quantidades e com frequência. Além disso, é importante ressaltar que as calorias ingeridas com os drinques podem resultar em ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região do abdômen. Mas, se decidiu beber, é importante saber quais ingredientes podem evitar o mal-estar e proteger o organismo contra os efeitos nocivos do álcool. Confira:

O que comer antes para evitar a ressaca

Fibras

Alimentos ricos em fibras devem ser ingeridos antes de consumir álcool. Pois, ajudarão na digestão e a prevenir a retenção de líquido, comum durante a bebedeira.

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Proteínas

Fontes de proteína como as carnes e os lacticínios são ótimos alimentos para saciar a fome e proteger o corpo dos efeitos do álcool. Assim, algumas opções de alimentos ricos em proteínas são: 

Gorduras boas

Assim como os alimentos ricos em proteínas, as fontes de gorduras boa promovem a sensação de saciedade e também ajudam a proteger o estômago. Abacate, amêndoas e sementes são boas opções.

Água

Também, entre um drinque e outro, é sempre importante hidratar-se. Afinal, a ressaca nada mais é do que um sinal forte de desidratação. Da mesma maneira, antes de dormir, ingira bastante água. Essa tática ajuda o organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. 

Leia também: Bebidas alcoólicas com menos carboidratos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo