Exercícios aeróbicos: O que são e para que servem

24 de junho, 2020

Se você está precisando emagrecer será difícil escapar dos exercícios aeróbicos. Dançar, pular corda, pedalar, correr, caminhar, escalada são tipos de atividades aeróbicas que são gatilhos para a perda de peso e ajudam a aumentar a resistência física.

O personal trainer e educador físico Washyngton Rafael de Sales, de São Paulo, explica que aeróbicos são os exercícios de baixa intensidade e de longa duração, nos quais ocorre um processo metabólico com a presença de oxigênio, glicose, carboidrato e gordura, utilizados como fonte de energia. 

Segundo o especialista, os exercícios aeróbicos precisam ser praticado com muita repetição para que causem a perda de peso. “Portanto, não digo que é apenas nos resultados físicos que ele tem benefícios. Ele facilita o caminho do emagrecimento porque dá mais disposição para o organismo”, garante.

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Muitos são os benefícios com a prática regular dos exercícios aeróbios de três a seis dias na semana. Veja alguns deles:

  • Potencializa o sistema imune;
  • Promove a qualidade do sono;
  • Fortalecimento da musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória;
  • Melhora o nível do bom colesterol, o HDL;
  • Aumento da resistência à fadiga, dando mais disposição para as tarefas do dia a dia;
  • Prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade;
  • Provoca a perda de peso.

Potencialize os resultados

Os resultados mais imediatos são a melhora da disposição e melhora da circulação sanguínea. Os outros benefícios funcionam como uma poupança: quanto mais praticamos, mais acumulamos saúde.

É importante a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. Assim, os efeitos acumulativos são os mais eficazes para a saúde. Além disso, o índice de lesões é grande com a prática de exercícios esporadicamente. Isso é um fator que deve ser evitado.

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Quando realizamos exercícios aeróbicos moderados sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, mas não sentimos o aceleramento excessivo. A respiração é um termômetro para sabermos se estamos no caminho certo. A frequência respiratória aumentará, mas de forma sutil e ainda conseguimos conversar com outra pessoa normalmente, enquanto realizamos a atividade. A partir, do momento que não conseguimos conversar normalmente durante a prática é sinal que devemos diminuir o ritmo.

Além disso, podemos sentir o efeito de relaxamento após os exercícios pela liberação de endorfina, que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, todas liberadas durante a atividade. Esses hormônios são chamados de hormônios do prazer, pelos efeitos de relaxamento que produzem.

Fernanda Andrade
Personal Trainer – CREF 51670

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