Receitas juninas para uma celebração mais fit!

Alimentação Bem-estar Receitas
23 de Junho, 2022
Receitas juninas para uma celebração mais fit!

Quando o assunto é festa junina, ninguém quer ficar de fora, certo? A celebração conta com quadrilhas, fantasias divertidas e pratos típicos deliciosos. As receitas costumam levar milho, amendoim, fubá e outras especiarias. Entre a diversidade de opções salgadas e doces, a vontade é de experimentar um pouquinho de cada um. Mas a verdade é que você pode fazer a sua própria festança sem deixar a saúde em segundo plano. Por isso, aprenda algumas receitas juninas saborosas e saudáveis para uma celebração mais fit.

A nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac defende uma alimentação equilibrada. De acordo com ela, por meio de escolhas conscientes, é possível aproveitar os eventos sem precisar exagerar nas opções calóricas e com baixo aporte de nutrientes. 

“A dica que sempre dou é que se possível, faça escolhas melhores, evite alimentos com alta densidade energética, como frituras ou alimentos gordurosos. A melhor forma de aproveitar os bons nutrientes dos alimentos festivos sem extrapolar nas calorias é comer com moderação”, pontua.

Escolhas melhores nas festas

Não há necessidade de radicalismos ao frequentar tais celebrações. Na verdade, a melhor forma de aproveitar esses momentos é comer o que gosta sem extrapolar. A profissional explica que dá para investir em alimentos mais saudáveis nas festas juninas, por exemplo: espiga de milho, churrasquinho, pipoca e sopa de abóbora com gengibre.

Além disso, o amendoim é uma opção interessante, uma vez que possui vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. Entretanto, deve haver moderação ao consumi-lo, pois uma porção de 100g equivale a cerca de 600 calorias. No caso das sobremesas, Luanna recomenda, sobretudo, preparações com menores quantidades de açúcar

Leia também: Dieta detox pós-festa junina: Como emagrecer depois da temporada

Receitas juninas

Entretanto, caso você queira montar o seu próprio arraiá em casa, vale seguir as dicas da profissional e preparar um cardápio com receitas juninas fits e apetitosas.

Bolo de fubá funcional

Ingredientes:

  • 1 xíc (chá) de óleo de coco;
  • 1 xíc (chá) de farinha de amêndoas;
  • 2 xícaras de eritritol;
  • 2 xíc (chá) de fubá;
  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • 3 ovos.

Modo de preparo

Liquidifique tudo e coloque para assar no forno preaquecido (180 a 200 graus) em uma forma untada com manteiga. Tempo médio de 30 minutos.

Sugestão: para uma receita ainda mais saborosa, Luanna indica adicionar raspas de limão siciliano ou laranja na massa antes de assar.

Curau saboroso e nutritivo

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde maduras;
  • 500ml de leite de coco ou amêndoas;
  • 1/2 xíc (chá) de açúcar demerara ou eritritol.⠀

Modo preparo

Primeiramente, bata o milho com o leite no liquidificador. Logo em seguida, esprema com a peneira na panela a massa do milho. Assim, mexa até́ o ponto de fervura.

Dica: Por fim, adicione canela por cima. Além das propriedades anti-inflamatórias, ela é termogênica, e melhora o sistema digestivo devido ao seus efeitos antibacteriano e antiespasmódico.

Pamonha assada

Aproveitando o ‘bagaço’ que sobrou da receita do curau, a nutricionista indica essa receita deliciosa:

Ingredientes:

  • ‘Bagaço’ do curau;
  • 1 col (sopa) de manteiga;
  • 1 ovo;
  • 1/2 col (sopa) de fermento químico;
  • Queijo ralado a gosto.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, adicione ao ‘bagaço’ a manteiga, o ovo inteiro, o fermento e o queijo ralado. Logo após, leve para assar por 30 minutos no forno a 180 graus e depois é só saborear!

“Essa é uma receita fácil, rápida e super saborosa. Além disso, a vantagem é que não se desperdiça nada. Além disso, o milho é super nutritivo, rico em antioxidantes. É também uma boa fonte de proteína, e por isso, contém todos os aminoácidos essenciais. E ainda tem as fibras, que promovem, acima de tudo, o bom funcionamento intestinal e ácido fólico”, destaca Luanna.

Receitas juninas: Quentão funcional

Ingredientes:

  • 1 xíc (chá) de hibisco desidratado ou sachês;
  • 2 col (sopa) de gengibre ralado;
  • 2 maçãs picadas em cubos;
  • 2 col (sopa) de açúcar de coco;
  • Casca de meia laranja;
  • Cravo-da-índia e canela em pau a gosto.

Modo de preparo

Primeiramente, adicione todos os ingredientes em dois litros de água fervente. Por fim, deixe na fervura por mais alguns minutos. Sirva em seguida.

Fonte:  Luanna Caramalac, nutricionista funcional integrativa.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais