Receitas juninas para uma celebração mais fit!

Alimentação Bem-estar Receitas
23 de Junho, 2022
Receitas juninas para uma celebração mais fit!

Quando o assunto é festa junina, ninguém quer ficar de fora, certo? A celebração conta com quadrilhas, fantasias divertidas e pratos típicos deliciosos. As receitas costumam levar milho, amendoim, fubá e outras especiarias. Entre a diversidade de opções salgadas e doces, a vontade é de experimentar um pouquinho de cada um. Mas a verdade é que você pode fazer a sua própria festança sem deixar a saúde em segundo plano. Por isso, aprenda algumas receitas juninas saborosas e saudáveis para uma celebração mais fit.

A nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac defende uma alimentação equilibrada. De acordo com ela, por meio de escolhas conscientes, é possível aproveitar os eventos sem precisar exagerar nas opções calóricas e com baixo aporte de nutrientes. 

“A dica que sempre dou é que se possível, faça escolhas melhores, evite alimentos com alta densidade energética, como frituras ou alimentos gordurosos. A melhor forma de aproveitar os bons nutrientes dos alimentos festivos sem extrapolar nas calorias é comer com moderação”, pontua.

Escolhas melhores nas festas

Não há necessidade de radicalismos ao frequentar tais celebrações. Na verdade, a melhor forma de aproveitar esses momentos é comer o que gosta sem extrapolar. A profissional explica que dá para investir em alimentos mais saudáveis nas festas juninas, por exemplo: espiga de milho, churrasquinho, pipoca e sopa de abóbora com gengibre.

Além disso, o amendoim é uma opção interessante, uma vez que possui vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. Entretanto, deve haver moderação ao consumi-lo, pois uma porção de 100g equivale a cerca de 600 calorias. No caso das sobremesas, Luanna recomenda, sobretudo, preparações com menores quantidades de açúcar

Leia também: Dieta detox pós-festa junina: Como emagrecer depois da temporada

Receitas juninas

Entretanto, caso você queira montar o seu próprio arraiá em casa, vale seguir as dicas da profissional e preparar um cardápio com receitas juninas fits e apetitosas.

Bolo de fubá funcional

Ingredientes:

  • 1 xíc (chá) de óleo de coco;
  • 1 xíc (chá) de farinha de amêndoas;
  • 2 xícaras de eritritol;
  • 2 xíc (chá) de fubá;
  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • 3 ovos.

Modo de preparo

Liquidifique tudo e coloque para assar no forno preaquecido (180 a 200 graus) em uma forma untada com manteiga. Tempo médio de 30 minutos.

Sugestão: para uma receita ainda mais saborosa, Luanna indica adicionar raspas de limão siciliano ou laranja na massa antes de assar.

Curau saboroso e nutritivo

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde maduras;
  • 500ml de leite de coco ou amêndoas;
  • 1/2 xíc (chá) de açúcar demerara ou eritritol.⠀

Modo preparo

Primeiramente, bata o milho com o leite no liquidificador. Logo em seguida, esprema com a peneira na panela a massa do milho. Assim, mexa até́ o ponto de fervura.

Dica: Por fim, adicione canela por cima. Além das propriedades anti-inflamatórias, ela é termogênica, e melhora o sistema digestivo devido ao seus efeitos antibacteriano e antiespasmódico.

Pamonha assada

Aproveitando o ‘bagaço’ que sobrou da receita do curau, a nutricionista indica essa receita deliciosa:

Ingredientes:

  • ‘Bagaço’ do curau;
  • 1 col (sopa) de manteiga;
  • 1 ovo;
  • 1/2 col (sopa) de fermento químico;
  • Queijo ralado a gosto.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, adicione ao ‘bagaço’ a manteiga, o ovo inteiro, o fermento e o queijo ralado. Logo após, leve para assar por 30 minutos no forno a 180 graus e depois é só saborear!

“Essa é uma receita fácil, rápida e super saborosa. Além disso, a vantagem é que não se desperdiça nada. Além disso, o milho é super nutritivo, rico em antioxidantes. É também uma boa fonte de proteína, e por isso, contém todos os aminoácidos essenciais. E ainda tem as fibras, que promovem, acima de tudo, o bom funcionamento intestinal e ácido fólico”, destaca Luanna.

Receitas juninas: Quentão funcional

Ingredientes:

  • 1 xíc (chá) de hibisco desidratado ou sachês;
  • 2 col (sopa) de gengibre ralado;
  • 2 maçãs picadas em cubos;
  • 2 col (sopa) de açúcar de coco;
  • Casca de meia laranja;
  • Cravo-da-índia e canela em pau a gosto.

Modo de preparo

Primeiramente, adicione todos os ingredientes em dois litros de água fervente. Por fim, deixe na fervura por mais alguns minutos. Sirva em seguida.

Fonte:  Luanna Caramalac, nutricionista funcional integrativa.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino