Quiabo no cabelo: alimento é capaz de hidratar os fios? Descubra
Quando o assunto é hidratar os fios, a gente encontra receitas caseiras com os mais variados ingredientes: há quem use amido de milho, abacate, azeite, óleo de coco, banana… Uma verdadeira salada mista! E se você acha que a lista acabou por aí, está muito enganado. Até o quiabo é utilizado no cabelo. Mas será que funciona?
Quais os supostos benefícios do quiabo no cabelo?
Quem usa a misturinha com frequência afirma que ela pode proporcionar:
- Redução do volume;
- Nutrição da fibra capilar;
- Crescimento acelerado dos fios;
- Muitas vitaminas: A, C, E e K, além das vitaminas do complexo B;
- Além disso, minerais como ferro, cálcio e potássio;
- Proteção contra danos causados por agentes externos (exposição solar, por exemplo);
- Mais brilho e maciez.
Como usar o quiabo no cabelo?
Hidratação
Primeiramente, separe cinco quiabos, lave-os e corte em rodelas, descartando as extremidades. Então, coloque em um recipiente com água e aguarde por uma hora.
Depois, coe e reserve a “baba” formada. Misture-a na sua máscara preferida até obter uma massa homogênea, aplique nos fios limpos e espere 30 minutos antes de retirar. Por fim, enxágue e finalize com o condicionador.
Mel de quiabo
Em um pote de vidro, adicione cinco quiabos cortados em rodelas, açúcar e mexa bem. Deixe a mistura na geladeira por dois dias. Então, coe e descarte os resíduos do quiabo. O “mel” pode ser utilizado diretamente no couro cabeludo com movimentos circulares. Deixe por pelo menos uma hora e depois lave normalmente.
Umectação
Primeiramente, separe cinco quiabos, lave-os e corte em rodelas, descartando as extremidades. Então, leve-os ao fogo com dois copos de água e deixe ferver. Desligue o fogão, espere esfriar e coe a “baba”.
Para fazer a umectação, misture a “baba” com duas colheres (sopa) de óleo de coco, aplique nos fios (mecha a mecha), aguarde duas horas e lave como de costume.
Leia também: Pode lavar o cabelo com sabão de coco? Faz mal?
Quiabo no cabelo funciona?
Não foram encontrados estudos que comprovem a eficácia do quiabo no quesito saúde capilar. Por isso, é preciso ter cautela ao adotar certas receitas caseiras.
Afinal, alguns produtos de tratamento realmente têm princípios ativos fitoterápicos, isto é, compostos derivados de plantas, frutas e vegetais. Mas eles são fabricados de forma que não causem danos aos fios ou ao couro cabeludo quando aplicados, além de passarem por rigorosos processos de testes e aprovações. Ou seja, eles são seguros.
Por outro lado, nada garante que passar quiabo no cabelo é benéfico e nem que o alimento não vá causar algum efeito negativo. Se você realmente quer testar o quiabo no cabelo, o caminho mais seguro é comprar máscaras de tratamento que tenham o extrato do vegetal na composição (sim, já existem inúmeras opções no mercado!).