Receitas caseiras para pele: descubra se são prejudiciais

23 de February, 2022

Já tem um certo tempo que as receitas caseiras para pele se popularizaram na internet, principalmente pelas influenciadoras que compartilham dicas de beleza para as seguidoras na web. Mas será que essas receitas são prejudiciais para a nossa pele?

Caso você ainda não conheça, as receitas caseiras para pele do rosto e corpo são as populares misturinhas de produtos de fácil acesso, que geralmente temos em casa. Esses procedimentos caseiros são realizados com ingredientes como mel, açúcar, banana, entre outros.

Porém, é necessário ter alguns cuidados com a escolha dos produtos para não causar nenhuma reação alérgica, provocar inflamação ou manchar a pele, por exemplo.

Por isso, o modo mais correto é consultar um profissional de saúde e estética para entender quais os ingredientes podem ser utilizados. 

Pode fazer receitas caseiras para pele?

De acordo com a Dra. Luciana Passoni, dermatologista e especialista em pele, cabelos e transplante capilar, as receitas caseiras para pele podem ser feitas, mas com moderação. “É importante lembrar que os ingredientes, por mais naturais que sejam, se realizados em excesso podem trazer problemas graves”, alerta.

Por isso, a especialista em pele indica que antes de testar qualquer receita caseira, é preciso sempre lembrar de consultar um dermatologista.

Dicas de receitas caseiras para a pele

Além do uso dos produtos de tratamento oferecidos pelo mercado de cosméticos, muitas pessoas se aliam às receitas caseiras para cuidar da pele.

Assim, a Dra. Luciana Passoni indicou algumas receitas caseiras que podem ser feitas para os cuidados com a pele, se feitas com cuidados e ingredientes corretos. 

“As máscaras esfoliantes feitas em casa, por usarem ingredientes naturais, são menos agressivas, por não conterem os produtos químicos das máscaras comerciais”, explica. 

Além disso, outra receita caseira citada pela dermatologista é feita com açúcar. Isso porque esse ingrediente é um dos maiores aliados para remover células mortas, limpar os poros e ter uma pele reluzente.

Como fazer produtos caseiros para o rosto?

É possível fazer hidratantes caseiros para a pele com 1 xícara de iogurte natural e 1 colher de chá de sementes. Também é possível fazer esfoliante de granola com 1 xícara de chá de granola e 1 xícara de chá de água bem quente, por exemplo. 

Além disso, veja o passo a passo de uma receita prática para esfoliar o rosto, recomendada pela especialista: 

  • Misture um pouco de açúcar mascavo com seu creme de limpeza do rosto. 
  • Aplique com a pele úmida, fazendo movimentos circulares suaves.
  • Em seguida, enxágue com água morna. 
  • Após o enxágue, aplique o seu hidratante e FPS de uso diário.

Receita caseira para a pele do corpo:

  • Misture ¼ de xícara de açúcar branco com 3 colheres de sopa de azeite de oliva.
  • Aplique em todo o corpo, fazendo movimentos circulares durante o banho.
  • Enxágue bem.
  • Para finalizar, hidrate como de costume.

A dermatologista aconselha a evitar as “modinhas de internet” e reforça que o ideal é procurar um profissional da área. 

Passoni também lembra sobre o uso de alguns tipos de ervas nas misturas caseiras, já que algumas podem ocasionar queimaduras. “Ainda, se a receita te diz 1 colher de sopa ou 1 colher de chá, cumpra à risca e não faça mudanças”, alerta.

Como hidratar cada tipo de pele com produto caseiro?

Existem quatro tipos básicos de peles: normal, seca, oleosa e mista. Como podemos hidratar cada uma delas com produtos caseiros?

Dessa maneira, a Dra. Luciana Passoni aconselha o melhor tratamento que pode ser feito em casa, de acordo com o tipo de pele: 

Seca

  1. Corte e descasque ½ abacate e misture bem com 1 colher (chá) de mel.
  2. Aplique no rosto e deixe 20 minutos, retire o creme com água morna. 

Oleosa

  1. Corte um pepino em rodelas bem finas e coloque em todo o seu rosto.
  2. Deixe as rodelas descansando por aproximadamente 20 minutos, retire-as e lave o rosto com água morna. 

Normal

  1. Amasse um morango e junte o suco da fruta com uma colher (sopa) de iogurte integral e 1 gota de óleo de lavanda.
  2. Misture bem, lave o rosto antes de aplicar com água morna e massageie a pele com o creme por um minuto.
  3. Enxágue com água morna. 

Mista

  1. Rale ½ maçã gelada e misture com uma colher de farinha de trigo e duas colheres de sopa de leite.
  2. Misture bem os ingredientes. Em seguida, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos.
  3. Para finalizar, enxágue com água mineral e hidrate como faz normalmente.

Receitas caseiras para todos os tipos de pele

Como vimos, existem receitas caseiras para cada tipo de pele. Mas será que todos os tipos de pele podem usar misturas com ingredientes caseiros?

A dermatologista informa que as fórmulas de esfoliantes que levam açúcar, por exemplo, são extremamente comuns em todas as peles. Isso porque ele realmente promove esfoliação e retira as células mortas

“Porém, movimentos muito vigorosos, grânulos muito grosseiros de açúcares ou intervalos inadequados entre as esfoliações podem machucar a cútis, causar infecções e manchas”, avisa.

Por isso, a médica especialista lembra que a hidratação deve estar presente na rotina de beleza independente da temporada e do tipo de pele.

Receitas caseiras podem diminuir a oleosidade da pele?

A oleosidade é uma característica bem comum da pele dos brasileiros, principalmente no verão. Por isso, muitas pessoas com pele oleosa têm dúvidas sobre o uso de receitas caseiras.

A Dra. Luciana Passoni reforça que as peles oleosas também precisam de hidratação, que podem ser caseiras ou feitas com produtos específicos para esse tipo de pele. 

Uma dica de máscara caseira para a pele oleosa da dermatologista inclui: 2 colheres (sopa) de amido de milho e água filtrada. 

“Misture o amido com uma quantidade de água suficiente para formar uma pasta. Aplique-a no rosto, fazendo movimentos circulares e deixe a máscara agir por alguns minutos até secar. Remova-a com água corrente fria. Hidrate e use protetor solar”, recomenda.

Malefício para a pele ao usar produtos caseiros

O maior medo de quem pretende usar produtos caseiros na pele são os maléficos que podem causar reações alérgicas, irritações, vermelhidão ou manchas.

De acordo com a Dra. Luciana Passoni, o que não devemos fazer é aplicar um produto natural apenas porque trouxe bons resultados em algum amigo ou se escutamos falar que é bom. 

Afinal, como a especialista lembra, cada pessoa tem as suas próprias necessidades: “A receitinha caseira pode conter alguma substância incompatível com a pele ou com o tipo de cabelo e, em vez de tratar, pode piorar a situação. Muito cuidado!”, alerta.

Quais produtos caseiros que não devemos passar na pele?

Para finalizar, perguntamos à especialista quais são os produtos caseiros que não podemos passar na pele. Portanto, saiba quais são:

  • Abacaxi.
  • Refrigerantes.
  • Banhos de aroeira.
  • Margarina.
  • Maionese.
  • Sabão de coco.
  • Pasta de dente.
  • Limão. 
  • Entre outros.

“Fazer misturas sem conhecimento pode provocar lesões perigosas, por isso é muito importante consultar um médico de confiança antes de experimentar receitas caseiras de maneira aleatória”, finaliza.

Fonte: Dra. Luciana Passoni, dermatologista e especialista em pele, cabelos e transplante capilar. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.