Como diminuir a oleosidade do rosto no verão

22 de setembro, 2021

Apesar de ser comum no dia a dia, a oleosidade do rosto costuma aumentar ainda mais durante o verão. Isso porque o calor excessivo faz com que as glândulas sebáceas passem a produzir mais sebo. Assim, o resultado é uma pele mais oleosa e com um brilho indesejado.

O verão é a estação preferida de muitas pessoas. No entanto, o aumento da temperatura pode trazer malefícios para a pele. “A maior exposição aos raios solares no verão pode causar queimaduras, aparecimento de manchas, envelhecimento acelerado das células, além de maior risco de desenvolver câncer de pele”, explica Dra. Thais Zolini, médica formada pela UNICAMP.

Causas da oleosidade do rosto no verão

Existem diferentes causas para o aumento da oleosidade no calor. Dessa maneira, a especialista explica que usar o protetor solar e não ter uma limpeza adequada ao final do dia pode contribuir para o problema. “Todos os produtos que passamos na nossa pele podem se acumular e, se associados ao suor e ao sebo produzidos pela pele, podem contribuir para ocluir nossos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas”, aponta.

Além disso, o ideal é escolher um protetor solar com textura leve e toque seco.

Ainda de acordo com a Dra. Thais, a alimentação também é um fator que exige atenção.  “Alimentos ricos em farinha e açúcar devem ser evitados porque possuem altos índices glicêmicos, o que estimula a produção de hormônios que aumentam a oleosidade da pele. Quando consumimos alimentos muito gordurosos, para auxiliar o fígado a eliminar essa gordura, a pele também passa a excretá-la”, ressalta a dermatologista.

Leia também: Poros abertos? Saiba como controlar e acabar com eles

 Dicas para diminuir a oleosidade da pele no verão.

Para reduzir a oleosidade da pele no verão, confira abaixo as dicas recomendadas pela especialista: 

  • Nessa época do ano, o recomendado é lavar o rosto com sabonetes específicos duas vezes por dia — pela manhã e antes de dormir;
  • Evite lavar mais do que duas vezes ao dia para não criar um efeito rebote e aumentar ainda mais a oleosidade;
  • Não esqueça que a pele oleosa também precisa de hidratação. Dessa forma, opte por hidratantes com fórmula oil-free;
  • Invista em um protetor solar com textura leve e toque seco, e lembre-se de reaplicar a cada 3 horas;
  • Busque um dermatologista para uma prescrição personalizada para seu tipo de pele;
  • Beba bastante líquido, pois a exposição solar intensa pode causar desidratação.

Fonte: Dra. Thais Zolini Médica formada pela UNICAMP | Atua na Clínica Surgical Medicina Integrada |Residência em Dermatologia pela UNICAMP.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo