Pente de jade: O que é e como atua no crescimento do cabelo

6 de janeiro, 2022

O rolo de jade já é considerado produto básico para o autocuidado há anos. Mas agora, os influenciadores da beleza e fãs da medicina chinesa incluíram outro item feito com o mesmo material no necessáire: o pente de jade. 

O objeto, que pode variar da cor verde ao turquesa, é usado com a intenção de aumentar potencialmente a circulação, o crescimento do cabelo e o relaxamento.

Saiba o que os especialistas dizem sobre o pente de jade e decida se é uma boa ideia experimentá-lo. 

O que é o pente de jade

O pente de jade está relacionado ao gua sha, uma antiga prática da medicina chinesa que se concentra no uso de uma ferramenta de ponta lisa para “livrar” o corpo da inflamação e promover a circulação e a cura.

Assim, a massagem gua sha é normalmente usada para tratar certas condições dos músculos e tendões, visando também o relaxamento. 

Além disso, o pente de jade busca estimular e massagear o couro cabeludo. A ideia é que pentear os fios com o acessório aumentará o fluxo sanguíneo para a área e promoverá o crescimento do cabelo. Ou seja, pentear o couro cabeludo com um pouco mais de pressão para trazer sangue fresco para a região e, como resultado, ajudar os fios crescerem mais rápido. 

pente de jade

Por que jade?

De acordo com a medicina chinesa, jade é uma pedra considerada promotora de saúde, longevidade e beleza. Da mesma maneira, é refrescante e não porosa – o que significa que não retém bactérias. No entanto, não há evidências científicas para apoiar as alegações sobre os efeitos do uso de jade para fins de saúde. 

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Benefícios do pente de jade

Os possíveis benefícios podem vir do ato de pentear em si, e não do material do pente. Assim, o aumento da circulação é a principal vantagem de se utilizar o objeto. 

Fabricantes também afirmam que o pente é capaz de aumentar o relaxamento e reduzir a tensão. Contudo, faltam pesquisas em torno do efeito do penteado de jade em relação a isso.

O acessório custa, em média, 90 reais, e pode ser encontrado em sites e lojas de cosméticos.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Fontes: Clínica Cleveland e dermatologista Michele Green

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.