Hidratar o cabelo em casa dá resultado? Descubra aqui!

Beleza Bem-estar
24 de Fevereiro, 2022
Hidratar o cabelo em casa dá resultado? Descubra aqui!

Todo mundo sabe que para deixar os fios saudáveis e brilhosos, não basta apenas lavá-los com shampoo e condicionador. Por isso, muitas mulheres mantêm uma rotina frequente para hidratar o cabelo em casa, sem precisar ir sempre ao salão. Mas será que dá resultados?

A hidratação capilar é uma das etapas de um cronograma capilar responsável por devolver a água e os nutrientes perdidos aos fios. Dessa forma, nesse cronograma, além da hidratação, é preciso realizar a nutrição e reconstrução das madeixas. 

A hidratação consegue repor a água e os nutrientes que saem dos nossos fios por conta dos fatores externos, como exposição solar, poluição, procedimentos químicos, intervenções térmicas (secador, chapinha e babyliss), entre outros.

Portanto, essa primeira etapa do cronograma capilar repõe a água e os nutrientes perdidos, restaurando a umidade dos fios, tornando-os mais resistentes, maleáveis e saudáveis. 

É possível hidratar o cabelo em casa?

Sim, é possível hidratar o cabelo em casa, por pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias — depende do estado dos seus fios. Cabelos ressecados, opacos, sem movimento, com pontas duplas e quebradiços, precisam de hidratações com mais frequência.

Essa hidratação pode ser feita em casa com o uso de máscaras hidratantes específicas para o seu tipo de fio.

Existem diversos produtos para hidratar o cabelo em casa, como a máscara de hidratação que combina agentes condicionantes, proteínas, vitaminas e aminoácidos, capazes de atuar na reposição de nutrientes e retenção de água.

Hidratar o cabelo em casa dá resultado?

Mas, afinal, hidratar o cabelo em casa dá resultado? Nós conversamos com Bárbara Rabelo, hair stylist do The Art Salon, para tirar essa e outras dúvidas sobre hidratação. 

“Sim! A hidratação em casa é como uma manutenção dos tratamentos feitos no salão. Eles potencializam os resultados do salão”, confirma a especialista.

Portanto, saiba que é possível hidratar os fios sem precisar sair de casa, mas para isso é preciso investir em produtos adequados e saber aplicá-los da maneira correta. 

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Como hidratar o cabelo em casa?

A hair stylist Bárbara Rabelo recomenda sempre usar produtos capilares que sejam profissionais e indicados por um cabeleireiro.

“Só um especialista vai saber as necessidades reais do seu fio. Mas é importante que você tenha o shampoo, máscara e leave-in em casa”, sugere.

Além disso, a especialista em cabelo ensina como fazer uma boa hidratação em casa. Veja o passo a passo, a seguir: 

  1. Lave os fios com shampoo por pelo menos duas vezes;
  2. Depois aplique a máscara de hidratação do meio pras pontas, sem encostar no couro cabeludo;
  3. Se puder desembaraçar com uma escova, espalhará melhor nas madeixas;
  4. Deixe a máscara agir conforme as indicações da embalagem;
  5. Em seguida enxágue. 

Cuidados antes e depois da hidratação em casa 

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre os cuidados antes e depois da hidratação capilar. A hair stylist explica que é necessário lavar o cabelo com o shampoo antes de usar a máscara de hidratação: “ele precisa estar limpo para receber o tratamento”. 

Assim como após usar a máscara de hidratação é imprescindível realizar o enxágue com água, conforme instruções na embalagem do produto. Por isso, a Bárbara não aconselha fazer hidratação primeiro e depois lavar o cabelo com shampoo. 

“Ao fazer isso, você acaba abrindo um pouco as cutículas dos fios e irá perder a hidratação que acabou de fazer. Então não é recomendado!”, aconselha.

A explicação para isso é porque o shampoo tem o pH um pouco mais alto. Ou seja, ele abre as escamas dos fios para poder lavar melhor e tirar as impurezas. 

“Usar a máscara logo depois do shampoo faz com que o produto penetre melhor dentro dos fios, devolvendo aquilo que ela se propõe a recuperar”, informa.

Sendo assim, a ordem é a seguinte: shampoo, máscara de hidratação e condicionador. Segundo a especialista, os condicionadores têm o pH mais baixo, deixando as cutículas mais alinhadas, deixando os fios mais macios e com brilho.  

É necessário usar condicionador após a hidratação?

Apesar da ordem dos produtos alterarem os resultados obtidos nos fios, em alguns casos, não é necessário usar condicionador após a hidratação. 

Segundo a hair stylist, o uso do condicionador depende da máscara de hidratação que a pessoa estiver usando. 

“A fórmula de algumas máscaras já são condicionantes, e isso vem explicado no rótulo. Aquelas que não têm essa função, precisam de condicionador para realinhar as cutículas dos fios e assegurar o melhor tratamento para os cabelos”, lembra. 

Possíveis erros que atrapalham a hidratação 

Existem alguns erros que você pode cometer e atrapalhar a hidratação capilar em casa. Um deles é deixar de enxaguar a hidratação por acreditar que o efeito se potencializa por ficar mais tempo nos fios. 

Por isso, a especialista recomenda lavar bem os fios após esperar o tempo de ação da máscara até sentir que não há mais acúmulo de produto nos fios. “Quando não sentir mais o produto nos fios, pode desligar o chuveiro”, recomenda.

Acreditar que pode dormir com hidratação no cabelo também é um dos erros que prejudica a sua saúde capilar, ao menos que seja recomendado pelo fabricante do produto: “do contrário, não é benéfico passar do tempo estipulado pelo fabricante”, alerta a hair stylist. 

Por fim, a especialista explica o porquê de evitar passar produtos na raiz do cabelo: “se você deixar acúmulo de produto no couro cabeludo pode obstruir o bulbo capilar, atrapalhando no desenvolvimento do cabelo. Só use o produto na raiz se ele for para este fim e estiver escrito na embalagem”. 

Receitas caseiras de hidratação

Alguns ingredientes naturais são conhecidos por possuírem propriedades que ajudam na hidratação dos cabelos, como azeite de oliva, óleo de coco e abacate. Mas será que eles dão resultados?

A hair stylist do The Art Salon é a favor da tecnologia, por isso acredita que as receitas caseiras podem até deixar o cabelo com aspecto bonito na primeira vez, mas só agem na camada mais externa do fio e não têm capacidade de penetrar e realmente tratar o cabelo. 

“Nas indústrias de cosméticos são feitos inúmeros testes de eficácia, alergias, entre outros, até chegar ao produto adequado. Além disso, são produzidos com nanomoléculas capazes de penetrar com muito mais facilidade no fio, trazendo muitos benefícios para o cabelo”, comenta.

Sendo assim, vale lembrar que mesmo sendo produtos naturais, eles podem estragar os fios, o couro cabeludo e a pele. “Receitas com limão, leite de mamão e tomate, por exemplo, têm alto poder de manchar a pele e dar cicatrizes”, adverte.  

Usar produtos químicos em casa

Para finalizar, perguntamos à nossa hair stylist consultada se é recomendado usar produtos químicos em casa: “não recomendo. No salão, o profissional vai saber manusear melhor os produtos químicos e até mesmo fazer testes para saber se é possível ser feito ou não o procedimento”.

Além disso, a especialista lembra que existem vários riscos ao passar produtos químicos em casa, como problemas no couro cabeludo, queimadura, queda capilar, corte químico, ressecamento, alergia, entre outros. “Não vale a pena economizar nessa mão-de-obra e depois ter que gastar com médico e/ou tratamentos para reverter os problemas capilares”, finaliza.

Fonte: Bárbara Rabelo, hair stylist do The Art Salon

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas