Lavar os cabelos todos os dias é prejudicial para a saúde dos fios?

2 de dezembro, 2021

Quem nunca se perguntou se tem algum problema lavar os cabelos todos os dias? A resposta para essa dúvida muito comum, especialmente entre as mulheres, é: depende da rotina e do seu tipo de cabelo. Tricologistas e dermatologistas recomendam ter uma rotina de lavagem em dias alternados. Porém, se você faz atividade física e transpira excessivamente no couro cabeludo ou trabalha em um ambiente de sujidade, por exemplo, provavelmente precisará lavar as madeixas diariamente. 

Outro fator que leva muita gente a lavar os cabelos todos os dias é a oleosidade, pois esses tipos de fios exigem lavagens mais frequentes. Por outro lado, quem possui cabelos normais ou secos talvez não sinta necessidade de higienizá-los todos os dias. Independentemente da frequência, é fato que alguns cuidados são fundamentais para que o hábito seja saudável para os fios.

Saiba mais: Cabelos no verão: Cuidados essenciais para ter com os fios

Dicas para lavar os cabelos

Evite lavar os cabelos todos os dias com água quente

Se você é do time que ama um banho escaldante, saiba que isso acaba com a saúde dos cabelos! A água quente resseca e enfraquece os fios, principalmente se forem finos, além de descamar o couro cabeludo. Por isso, aposte em temperatura morna ou fria para evitar o problema. Temperaturas acima de 37º retiram o manto hidrolipídico dos fios, que é uma proteção natural da pele e dos cabelos.

Utilize produtos específicos para seu tipo de cabelos

As prateleiras das perfumarias estão repletas de produtos para todos os tipos e problemas capilares. Converse com seu dermatologista ou cabeleireiro, ou pesquise a respeito para encontrar uma linha que atenda às necessidades dos seus cabelos. 

Aplique protetores térmicos

Se você lava os cabelos todos os dias e não vive sem uma finalização com secador, prancha ou babyliss, precisa investir em um bom protetor térmico. Isso porque eles protegem os fios do ressecamento e da quebra causada pelo calor dos equipamentos.

Lavar os cabelos todos os dias exige “carinho”

Faça massagens suaves e evite esfregar os fios e o couro cabeludo. Além disso, certifique-se de remover completamente o xampu e o condicionador para evitar acúmulos de resíduos que podem causar caspas ou outros tipos de problemas para os cabelos. Ao sair do banho, seque os fios com uma toalha para remover o excesso de água, sem esfregá-los, pois o hábito pode causar a quebra dos fios.

Não durma com os cabelos molhados

Se você costuma lavar os cabelos à noite, precisa de uma secagem eficiente, principalmente a do couro cabeludo. A umidade pode causar a proliferação de fungos e bactérias que buscam um ambiente úmido e quente para viver. Lembre-se de manter o secador a uma distância de 30 cm da haste capilar e couro cabeludo.

Leia mais: Cuidados que você deve ter com os cabelos antes de dormir

Siga um cronograma capilar

Hidratação, nutrição e reconstrução são etapas de cuidados dos cabelos que valem a pena investir, principalmente se você possui química nos fios ou pratica algum esporte que pode agredir as madeixas, como a natação. Procure orientação de um profissional para descobrir o cronograma ideal para sua rotina.

Fonte: Dra. Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, Professora da Curso de Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD)

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.